DANA E TM4 / HYDRO-QUÉBEC ANUNCIAM JOINT-VENTURE ESTRATÉGICA

– As capacidades de motores e inversores da TM4 complementam o design, engenharia e fabricação da solução de e-Drive da Dana

 

– JV posiciona a Dana como o único fornecedor com capacidade completa de transmissão, motor, inversores e gerenciamento térmico, criando um líder em geração de energia e transporte para veículos eletrificados.

 

– A ampla gama de produtos da Dana permite que a TM4 realize todo o seu potencial de negócios

 

MAUMEE, Ohio, e BOUCHERVILLE, Québec: A Dana e a Hydro-Québec anunciaram hoje uma joint-venture na qual a TM4 Inc., subsidiária da Hydro-Québec, será a fonte da Dana para motores elétricos, inversores de energia e sistemas de controle. Como parte deste acordo, a Dana se tornará acionista majoritária da TM4 em troca de CA $ 165 milhões (aproximadamente US $ 127 milhões). A Hydro-Québec manterá uma participação de 45% na TM4.

 

A TM4 projeta e fabrica motores, inversores de potência e sistemas de controle para veículos elétricos, oferecendo um portfólio complementar para as soluções elétricas e tecnologias de gerenciamento térmico da Dana para baterias, motores e inversores. A transação estabelece a Dana como o único fornecedor com capacidades completas de design, engenharia e fabricação de e-Drive – oferecendo soluções de propulsão eletromecânicas para seus mercados finais.

 

A TM4 foi fundada em 1998 pela Hydro-Québec, maior produtora de eletricidade do Canadá e uma das maiores produtoras de energia hidrelétrica do mundo. A TM4 opera uma instalação de tecnologia e fabricação avançada em Boucherville, em Québec, no Canadá. Consistente com o comprovado modelo de centros de tecnologia e desenvolvimento globais da Dana, Boucherville continuará a ser um centro de excelência, com a atual equipe de gerenciamento da TM4 e seus 130 funcionários.

 

A Dana é líder mundial em soluções de alta tecnologia desenvolvidas para melhorar a eficiência, o desempenho e a sustentabilidade de veículos e maquinas. Atua nos mercados de veículos de passageiros, veículos comerciais e fora-de-estrada, bem como aplicações de equipamentos industriais e estacionários.

 

“Estamos felizes em receber a TM4 na família global da Dana e com a parceria com a Hydro-Québec, líder na geração de energia que compreende as megatendências em torno da eficiência energética e os requisitos de infraestrutura de eletrificação em rápido desenvolvimento em todo o mundo”, disse Jim Kamsickas, presidente e CEO da Dana. “Esta joint-venture reúne um líder mundial em tecnologia de transmissão de energia mecânica e gerenciamento térmico com um fabricante experiente de motores elétricos e inversores para oferecer uma ampla gama de soluções de veículos híbridos e elétricos para nossos clientes em todos os nossos três mercados finais.”

 

“A eletrificação do transporte está em um ponto de virada. Neste contexto, a Hydro-Québec iniciou um processo rigoroso para identificar as condições vencedoras que permitirão à TM4 atingir seu potencial máximo. O anúncio de hoje fortalece a posição de Boucherville como um Centro de Excelência de classe mundial, e confirma ainda mais nosso expertise no setor”, afirmou Éric Martel, presidente e CEO da Hydro-Québec. “Queríamos nos unir a um parceiro industrial para acelerar o acesso ao mercado da TM4 para se tornar um líder global, para o benefício de todos os quebequenses. Esta transação fortalecerá as atividades da TM4 em Quebec.”

 

A transação fortalece ainda mais a posição da Dana na China, o mercado de veículos elétricos que mais cresce no mundo. A TM4 e a Prestolite Electric Beijing Limited têm uma joint-venture 50-50 na China, chamada Prestolite E-Propulsion Systems Limited, que oferece soluções de mobilidade elétrica em toda a China e na região da ASEAN.

 

Kamsickas acrescenta: “Por intermédio desta parceria, a TM4 se torna um pilar no negócio de e-propulsão da Dana. A empresa tem uma equipe excepcionalmente talentosa que demonstrou um compromisso de fornecer produtos e serviços de classe mundial, e estamos entusiasmados em trabalhar com a Hydro -Québec para rentabilizar o negócio, fornecendo aos nossos clientes soluções de transmissão totalmente integradas e prontas para uso.”

 

Sobre a Dana

 

A Dana é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia que melhoram a eficiência e o desempenho de veículos e máquinas. Atende aos mercados de veículos de passageiros, caminhões e equipamentos fora-de-estrada e industriais. Fundada em 1904 e com sede em Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega cerca de 30.000 pessoas em 33 países e 6 continentes e se dedica a entregar valor para seus clientes, em relações de longo prazo. Registrou em 2017 vendas de aproximadamente US$ 7,2 bilhões. É uma das 250 empresas melhor administradas dos EUA segundo o Instituto Drucker. Para mais informações, por favor visite dana.com.

 

Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente há mais de 70 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Campinas, Diadema, Jundiaí, Limeira e Sorocaba (SP). O endereço da Dana na internet é dana.com.br.