Jornal do Carro
Na Copa do Mundo, a Coreia do Sul é rival de Alemanha, México e Suécia na primeira fase. E isso não parece lá muito favorável para o time asiático, que só passou para as oitavas em 2002, quando a competição foi em casa.
Contudo, no que diz respeito a carros, o país asiático “bate um bolão”. Casa de marcas como Hyundai e Kia, que inclusive são patrocinadoras da Copa do Mundo, o país também tem a SsangYong. Todas as três estão presente no mercado brasileiro atualmente. Há ainda a menção honrosa para a Samsung, que é uma subsidiária da Renault no País.
Em números, o mercado local da Coreia do Sul é equivalente ao tamanho do País. O território coreano é quase 2,5 vezes menor que o estado de São Paulo. São 100.210 km² contra 248.209 km² daqui. Em vendas e emplacamentos, a diferença é um pouco menor.
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O mercado total em 2017 foi de 1.798.796 veículos emplacados. Isso é menos que o emplacamento só de carros de passeio no Brasil no mesmo período: 1.855.874. Se adicionarmos comerciais leves a conta do Brasil, o número vai para 2.172.235
No trânsito sul-coreano, o domínio nas ruas, que são organizadas, porém muito congestionadas, é da Hyundai com 37,4% do mercado em 2017. O pódio é completado com Kia (29,2%) e Chevrolet (7,4%). A local SsangYong fica em quarto com 6% do mercado em 2017.
Ainda que as marcas do país estejam em franca ascenção no mercado de SUVs, dentro do País, os sedãs ainda dominam a cena com maestria. O Top 3 é formado por três volumes – todos da Hyundai, como já era de se esperar.
Eis a lista dos dez mais da Coreia do Sul:
1 – Hyundai Grandeur (Azera): 132.080 unidades
2 – Hyundai Avante: 83.861
3 – Hyundai Sonata: 82.703
4 – Kia Sorento: 78.458
5 – Kia Morning: 70.437
6 – Kia Carnival: 68.386
7 – SsangYong Tivoli: 55.280
8 – Hyundai Santa Fe: 51.661
9 – Chevrolet Spark: 47.244
10 – Kia K7 (Cadenza): 46.578
Coreanos no Brasil
Uma lembrança “emocional” para muitos brasileiros sobre o país sul coreano com certeza é a marca Asia Motors, que povoou as ruas do Brasil com a van “Besta” por muitos anos. A marca não existe mais e foi incorporada pelo Grupo Hyundai (Hyundai e Kia).
Outra lembrança automotiva que com certeza mexe com alguns brasileiros é sobre a Daewoo. No Brasil, o carro de maior sucesso era o Espero, um sedã médio que utilizava parte da mecânica encontrada no Chevrolet Vectra.
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A então marca sul-coreana era em parte propriedade da General Motors desde 1998 e que, posteriormente, absorveu a companhia por completo e assim passou apenas a oferecer carros da Chevrolet e outras marcas do grupo no País.
Além de Hyundai e Kia, o Grupo Hyundai se desmembrou em outras ramificações. A Genesis virou a divisão de luxo da Hyundai e uma divisão de carros preparados também foi criada, para concorrer com AMG (Mercedes-Benz) e M Motorsport (BMW), entre outras. (Jornal do Carro)