Jornauto
A Ford venceu o 24° Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental com o projeto que permitiu à empresa zerar o envio de resíduos para aterros em todas as suas fábricas no Brasil. Com essa meta, atingida em janeiro de 2017, a Ford evitou a destinação de aproximadamente 4 milhões de kg de resíduos para aterro por ano.
O Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental é um dos principais reconhecimentos da indústria na área da sustentabilidade e nesta edição, entregue durante um evento em São Paulo, contou com o recorde de 65 projetos inscritos.
O projeto premiado da Ford, “Manual para a indústria alcançar o resíduo zero para aterro”, incluiu várias ações de melhoria no chamado tripé sustentável: ambiental, social e econômico. Além da redução de resíduos gerados, teve como foco o aumento da quantidade de reuso e reciclagem de produtos e o incentivo à educação ambiental e ideias inovadoras.
“Zerar a geração de resíduos para aterro é uma conquista que reflete um intenso trabalho desenvolvido em todas as fábricas da Ford, com a participação de todas as áreas da empresa, e o seu compromisso de reduzir a pegada ambiental com práticas sustentáveis. Este prêmio é um reconhecimento merecido a todos os envolvidos nesse projeto”, diz Edmir Mesz, supervisor de Qualidade Ambiental da Ford América do Sul.
Durante o programa “Zero Resíduo para Aterro”, a Ford divulgou informações a todos os empregados da empresa para a conscientização ambiental, incentivando o consumo sustentável, a diminuição de geração de resíduos direto nas fontes, assim como o seu reúso interno. Além disso, promoveu diversas ações de destinação à reciclagem e direcionamento ambientalmente correto de resíduos que não podem ser reciclados ou reutilizados, os chamados rejeitos. (Jornauto)