Jornal do Carro
Se basta o dia amanhecer frio para o carro titubear na hora de o motor ligar, o problema pode estar na bateria. Essencial para o bom funcionamento do sistema de partida, o componente costuma apresentar falhas quando a temperatura cai.
Isso porque, com o passar do tempo, a bateria vai perdendo a capacidade de reter energia elétrica. E, como no frio o óleo fica mais denso, o motor precisa de uma “forcinha extra” para ligar. Aí, algumas deficiências tendem a ficar mais evidentes.
Conforme o caso, haverá alteração do funcionamento de equipamentos. Entre os sinais estão movimentos desconexos dos ponteiros do painel na hora da partida e oscilação da intensidade das luzes e faróis. Até “apagão” do sistema de som sem motivo aparente pode ocorrer.
Se o veículo apresentar alguma dessas falhas, é preciso procurar um autoelétrico de confiança o mais rapidamente possível. Do contrário, há risco de o veículo simplesmente parar e o motorista ficar a pé.
Na oficina, o especialista irá diagnosticar o nível do defeito. Muitas vezes, uma recarga costuma resolver a questão.
Quando isso não for possível, a peça deve ser substituída. O manual do proprietário indica o tipo e a marca da bateria utilizada no veículo. Na falta do livreto, dá para conferir a tabela de aplicações nos sites de montadoras e autopeças.
A bateria nova para carros de entrada, como um Chevrolet Onix 1.0, custa cerca de R$ 330 em lojas e autoelétricos da capital. Em geral, a mão de obra é grátis – há até empresas no mercado que entregam e fazem a troca da peça em domicílio sem cobrança adicional.
Revisar é preciso
Outros sistemas também ficam mais suscetíveis a defeitos em dias frios. É o caso do regulador de voltagem, que gerencia a tensão elétrica enviada à bateria, e do alternador, responsável por gerar essa eletricidade. O ideal é revisar todo o sistema elétrico uma vez por ano. (Jornal do Carro)