O Brasil Sobre Rodas
Em preparação, o veículo acaba de receber seu nome oficial: o estudo conceitual “Mission E” – nome usado até agora para descrever a proposta completamente elétrica, será conhecido como o Taycan. O nome pode ser traduzido aproximadamente como “jovem cavalo vivaz”, referindo-se à imagem no coração do escudo da Porsche, que traz a figura de um cavalo de salto desde 1952. “Nosso novo carro esportivo é forte e confiável; é um veículo que pode cobrir consistentemente longas distâncias e que privilegia a liberdade”, explica Oliver Blume, presidente do Comitê Executivo da Porsche AG. O nome oriental também marca o lançamento do primeiro carro esportivo elétrico com a alma de um Porsche. A Porsche anunciou o nome de sua primeira série puramente elétrica como parte da cerimônia de comemoração dos “70 anos da Porsche”.
Dois motores síncronos permanentemente acionados com potência de sistema acima de 600 hp (440 kW) aceleram o carro esportivo elétrico até 100 km/h em menos de 3,5 segundos e até 200 km/h em menos de 12 segundos. Esse desempenho soma-se a um nível de energia contínuo inédito entre veículos elétricos: múltiplas arrancadas seguidas são possíveis sem perda de desempenho e o alcance máximo do veículo é acima de 500 km, segundo as normas NEDC.
Nomes com significado real
Na Porsche, os nomes dos veículos têm, geralmente, uma ligação concreta com o modelo correspondente e suas características: o nome Boxster descreve a combinação de um motor boxer com o design roadster; Cayenne denota fogosidade, o Cayman é incisivo e ágil e o Panamera oferece mais do que um Gran Turismo padrão, que é o que possibilitou que vencesse a corrida de longa distância Carrera Panamericana. O nome Macan é derivado da palavra indonésia para tigre, com conotações de superioridade, poder, fascinação e dinamismo.
Investimento futuro vai dobrar
A Porsche planeja investir mais de seis bilhões de euros em eletromobilidade até 2022, dobrando os gastos que a empresa havia planejado originalmente. Dos três bilhões de euros adicionais, cerca de 500 milhões serão usados para o desenvolvimento de versões e derivados do “Taycan”, cerca de um bilhão de euros para eletrificação e hibridização da linha de produtos já existente, várias centenas de milhões na expansão das instalações de produção, além de cerca de 700 milhões destinados a novas tecnologias, infraestrutura para carregamento de baterias e mobilidade inteligente.
Grandes modificações e expansão da matriz em Zuffenhausen
Na sede da Porsche em Zuffenhausen, uma nova área de pintura, uma área de montagem específica para o Taycan e um transportador aéreo de esteira para transportar as carrocerias pintadas e conjuntos mecânicos para a montagem final estão sendo construídos neste momento. A fábrica de motores existente está sendo expandida para fabricar trens de força elétricos e a área das carrocerias também será ampliada. Também há investimentos previstos para o Centro de Desenvolvimento de Weissach. A produção do Taycan está criando cerca de 1.200 novas vagas somente em Zuffenhausen.
Comemorações dos “70 anos da Porsche”
A fabricante de carros esportivos está celebrando este aniversário com numerosas atividades ao redor do mundo durante 2018. No final de semana de 16 e 17 de junho, a fabricante de carros esportivos recepcionará empregados, residentes do distrito de Zuffenhausen e potenciais clientes numa comemoração na fábrica de Stuttgart e seus arredores. O festival incluirá atividades interativas para visitantes, tanto jovens como adultos, pequenas visitas à fábrica, food trucks, cobertura ao vivo da prova 24 Horas de Le Mans e a transmissão do jogo entre a Alemanha e o México pela Copa do Mundo. A entrada é gratuita.
A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília e Ribeirão Preto. (O Brasil Sobre Rodas)