BID e BNDES criam fundo para crédito em infraestrutura

Frota e Cia

 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criaram em parceria um fundo de crédito em infraestrutura de até US$ 1,5 bilhão. Chamado de B2 Infra, terá 30% de recursos do BNDES, 10% do BID e o resto será captado junto ao setor privado.

 

A ideia é investir em instrumentos de dívida nos setores de transporte, energia, água, saneamento, saúde e educação. A estrutura do fundo será anunciada em 60 dias e a previsão é que ele comece a operar no segundo semestre.

 

“É mais uma iniciativa no intuito de utilizar recursos públicos para alavancar recurso privado para a infraestrutura, utilizando a experiência e o amplo conhecimento das duas instituições no financiamento de infraestrutura”, explica Eliane Lustosa, diretora de mercado de capitais do BNDES.

 

“O BID Invest colocará toda sua capacidade de análise de integridade institucional, dos riscos sociais e ambientais e de estruturação financeira a serviço do Fundo para aumentar o financiamento de infraestrutura sustentável no Brasil”, disse Hugo Flórez Timorán, representante do Grupo BID no Brasil. (Frota e Cia)