Jornal do Carro
Enquanto a maioria das montadoras desenvolve carros semiautônomos ou autônomos para uso em cidades e estradas, a Land Rover resolveu explorar um território na qual é especialista e onde não há concorrência: fora de estrada.
No que depender da montadora britânica, os carros autônomos irão invadir até mesmo as trilhas. O projeto foi batizado de Cortex, e é uma parceria que envolve indústria local e governo britânico.
O protótipo a ser produzido pela Jaguar Land Rover terá custo estimado em 3,7 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 18,5 milhões), e contará com uma técnica inovadora de 5D, que combina dados acústicos, de vídeo, de radar, de detecção de luz e de detecção de distância em tempo real, para fazer com que o carro lide com qualquer condição climática em qualquer terreno.
Sem motorista na trilha
A tecnologia 5D será responsável por níveis de automação off-road 4 e 5, os mais altos da escala, permitindo que o automóvel não dependa da intervenção humana para operar mesmo em situações precárias de piso. “A autonomia é inevitável para a indústria automotiva”, avaliou Chris Holmes, gerente de Pesquisa de Veículos Autônomos e Conectados da Jaguar Land Rover.
Entre os procedimentos do projeto Cortex para alcançar autonomia de alto nível estão o desenvolvimento de algoritmos, a otimização de sensores e testes físicos em pistas off-road no Reino Unido, com contribuição da Universidade de Birmingham.
O carro autônomo de nível 5 dispensa a presença de motorista. Nesse caso, o automóvel é capaz de realizar todas as tarefas sem nenhum controle humano. Por causa disso, nesse nível de automação o modelo não precisa nem mesmo ter volante ou comandos para condução. (Jornal do Carro)