Ford retoma produção na Bahia e Fiat, em Minas e Pernambuco

O Estado de S. Paulo

 

Mais uma montadora, a Ford de Camaçari, na Bahia, retoma produção amanhã, depois de sete dias de paralisação. A fábrica produz os modelos Ka e EcoSport  e opera em três turnos de trabalho. Segundo a empresa, todos eles serão retomados. Incluindo o pessoal das empresas de componentes que operam no complexo, são cerca de 7,7 mil trabalhadores.

As unidades de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde são feitos o Fiesta e caminhões, e a de Taubaté, no interior de São Paulo, que produz motores devem voltar a produzir na próxima semana.

 

A empresa avalia hoje se retoma ou não as atividades nas duas fábricas na segunda-feira. A decisão depende da volta à normalidade do abastecimento de peças, prejudicado pela greve dos caminhoneiros.

 

Hoje, a Fiat também retomou atividades na fábrica de Betim (MG), e a Jeep na unidade de Goiana (PE). Grandes fabricantes de veículos, incluindo Volkswagen e General Motors também estão com fábricas paradas desde meados da semana passada.

 

Paralisação total

 

Na quarta-feira, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que todas as montadoras estavam com suas linhas produtivas paradas. Ontem, a entidade divulgou que “a maioria das empresas retoma a produção de veículos, de maneira gradual, a partir de segunda-feira”.

 

Cálculos preliminares, com base no volume de produção diário de vendas em abril, indicam que cerca de 60 mil veículos deixaram de ser produzidos desde o início da greve. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)