Fiat faz recall de 5,3 milhões de veículos por defeito em piloto automático

Reuters

 

A Fiat está fazendo recall de mais de 5,3 milhões de veículos na América do Norte devido a um defeito que pode impedir os motoristas de desativar o piloto automático, informou a empresa, advertindo os proprietários a não usar a função até obterem atualizações de software.

 

A montadora disse que nenhum ferimento ou acidente está relacionado à grande campanha de recall, mas citou relato de um motorista norte-americano de um carro de aluguel Dodge Journey 2017, que não conseguiu desativar o piloto automático.

 

A Fiat, que em 2015 foi atingida por multas de reguladores dos EUA, totalizando 175 milhões de dólares por falhas de segurança, não informou quanto custaria o recall.

 

O recall aborda o que a Fiat chamou de uma série “extremamente rara” de eventos que poderia levar os motoristas a não conseguirem cancelar o piloto automático, um dispositivo eletrônico que permite que um veículo mantenha uma velocidade constante sem intervenção do motorista.

 

A Administração Nacional de Segurança de Trânsito nas Estradas (NHTSA, na sigla em inglês) disse nesta sexta-feira que “encoraja veementemente os proprietários de veículos a seguirem o aviso” para que parem de usar o piloto automático nos veículos recolhidos até serem consertados.

 

O recall cobre mais de 4,8 milhões de veículos nos Estados Unidos e 490 mil no Canadá, disseram os reguladores.

 

As ações da Fiat caíram 2% no pregão de Nova York após o anúncio do recall. (Reuters/David Shepardson)