smart fortwo tem risco de incêndio no motor

Jornal do Carro

 

Um problema na manta de revestimento do smart fortwo causou um recall de 42.781 unidades do carro nos Estados Unidos. O problema foi descoberto após investigação da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), orgão que administra o transporte viário nos EUA.

 

A investigação foi iniciada em 2016. Na época, oito donos de modelos fortwo 2008 e 2009 reportaram que o motor de seus carros estavam pegando fogo repentinamente.

 

Quase dois anos de investigação – e mais 27 reclamações – depois, a investigação foi concluída. Segundo o NHTSA, os problemas foram causados pela manta de revestimento do motor traseiro do carro.

 

Esse componente pode entrar em combustão por ficar próximo do catalisador, peça que atinge altas temperaturas.

 

A partir de 2010, os modelos fortwo começaram a vir com uma manta que suporta temperaturas mais altas e um sistema de exaustão mais eficiente. O carros que atenderem o recall receberão esta nova manta a partir do dia 27 de junho.

 

A Fiat negava veemente haver um defeito crônico no cubo de roda do hatch Stilo, no qual as rodas traseiras se soltavam com o carro em movimento em diversos relatos. A negação da empresa levou a um envolvimento da área de Defesa do consumidor, do Ministério da Justiça. Em 2010, a marca foi multada em R$ 3 milhões e obrigada a trocar todas os cubos dos carros a partir de 2004. A multa foi para um fundo de estudo de acidentes de consumo e ainda precisou produzir um vídeo alertando da importância de atender a recalls

 

fortwo no Brasil

 

De acordo com a Mercedes-Benz do Brasil, ainda não há informações sobre presença do problema nos carros emplacados no Brasil. A montadora espera posicionamento da matriz sobre os números de chassis que estão envolvidos, para averiguar algum modelo vendido aqui terá de passar pelo recall.

 

A Mercedes-Benz é proprietária da smart.

 

O smart fortwo foi lançado no Brasil em meados de 2009. Em 2012, chegou ao País a versão reestilizada do modelo. Porém, a nova geração, já lançada na Europa não veio. No ano passado, os últimos exemplares do modelo desapareceram das concessionárias.

 

Em seus primeiros anos de Brasil, o fortwo fez bastante sucesso, por sua proposta urbana. O carrinho compacto, para duas pessoas, é uma boa solução para o dia a dia de grandes cidades, como São Paulo. (Jornal do Carro)