Câmera traseira em veículos passa a ser obrigatória nos EUA

Jornal do Carro

 

Todos os veículos produzidos nos Estados Unidos deverão ter câmera traseira a partir de agora. A nova lei, que vale para automóveis fabricados depois de 1º de maio deste ano, vai afetar a estratégia de montadoras como a BMW e a Porsche, que vendem o item dentro de caros pacotes de opcionais.

 

Porém, a regra não é nenhuma novidade. A mudança na legislação já era conhecida desde 2014, quando os órgãos norte-americanos deram quatro anos para as fabricantes se adequarem. A aplicação da lei foi determinada pelo Departamento de Transportes dos EUA (DoT) e pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA).

 

A Advocates for Highway & Auto Safety, associação de advogados e instituições que lutam por maior segurança no trânsito, já vinha pressionando os órgãos do governo para tornar obrigatória a câmera traseira desde o governo de George W. Bush, há mais de dez anos. Com a demora na aprovação da lei, o grupo processou a NHTSA em 2013 e a medida foi regulamentada no ano seguinte.

 

Carros terão sistema de ligação de emergência na Europa

 

A associação agora começa a pressionar os órgãos por outros equipamentos de segurança em veículos. Alguns dos itens considerados essenciais pelo grupo são a frenagem de emergência automática com alerta de colisão frontal, aviso de ponto cego e alerta de mudança de faixa. O sistema de frenagem automática já entrou na pauta e por um acordo entre 20 montadoras e governo será obrigatório em todos os carros até 2022. (Jornal do Carro)