O Estado de S. Paulo
O Banco do Brasil e o Bradesco lançaram ontem a Veloe, concorrente para o Sem Parar, com a meta de alcançar 1,5 milhão de usuários entre pessoas físicas e jurídicas até 2020. A nova empresa, que atuará por meio da controlada Alelo, de benefícios corporativos, vai operar no segmento de pedágio eletrônico e meios de pagamentos para mobilidade urbana.
A criação da Veloe já consumiu R$ 110 milhões em investimentos, segundo o presidente da Alelo, Raul Moreira. Segundo ele, foi uma opção mais barata do que uma aquisição. O Itaú, por exemplo, desembolsou R$ 170 milhões por 50% da ConectCar, em 2015. No entanto, conforme fontes, os sócios BB e Bradesco tentaram adquirir uma fatia na Sem Parar por meio da Cielo, de meios de pagamento, sem sucesso.
A Veloe estará disponível em São Paulo e do Rio de Janeiro a partir de julho. Na mira está um mercado de 4 milhões de usuários. A nova empresa vai concorrer com nomes tradicionais do segmento como Sem Parar, da FleetCor; Conect Car, sociedade entre Itaú e grupo Ultra; e Move Mais, da Bertin.
A Veloe é a sétima empresa lançada pelo Bradesco em sociedade com o BB, sob o guardachuva da Elopar. Outros exemplos são bandeira de cartões Elo e o programa de fidelidade Livelo, cujo caixa soma R$ 1,4 bilhão, segundo o vice-presidente do Bradesco, Marcelo Noronha. O executivo disse ainda que os bancos vão usar os seus canais de distribuição, incluindo as agências, para ofertar a solução de pedágio eletrônico e de meios de pagamentos. (O Estado de S. Paulo/Aline Bronzati)