Prêmio Lótus 2018 certifica os campeões do ano

Frota & Cia

 

Ao completar 25 anos de realização, o Prêmio Lótus 2018 revelou as marcas e modelos de caminhões, ônibus e utilitários mais licenciados no mercado brasileiro, com base nos números do Renavam.  Além de duas grandes surpresas em relação à edição anterior.

 

Três anos depois de ter perdido o cobiçado título de “Caminhão Pesado do Ano” para o Volvo FH 460 6×4, a Scania volta a colocar um produto da marca no topo do ranking desse segmento. O mérito coube ao R 440 A62 que, assim, repete o feito de seu congênere na versão 6×4, eleito como o preferido dos transportadores brasileiros em 2014. Outra novidade foi a Certificação outorgada à Induscar Caio em reconhecimento à liderança no mercado de carrocerias para ônibus, depois de anos de domínio absoluto da Marcopolo.

 

Mais uma vez, a Mercedes-Benz garantiu a supremacia no segmento de chassis de ônibus com um total de três premiações. Sem contar o troféu de “Marca do Ano em Caminhões”, graças à participação de 29,05% nesse mercado, no ano passado. Do lado da Volkswagen Caminhões e Ônibus, controlada pela MAN, a marca manteve o domínio nos mercados de caminhões leves, médios e pesados. E, de quebra, ainda levou para a fábrica de Resende o Certificado de “Caminhão do Ano” e “Caminhão Leve do Ano”, concedido pelo Prêmio Lótus 2018 ao VW Delivery 8.160.

 

Nos utilitários, a colocação repetiu os resultados do ano passado. A Master, da Renault manteve os títulos de Furgão do Ano e Minibus do Ano. Da mesma forma, a Fiat permanece na liderança do mercado de furgonetas de cargas com o imbatível Fiorino Furgão, enquanto a Caoa Hyundai comemora o 11º troféu de Camioneta de Cargas do Ano conquistado pelo Hyundai HR. (Frota & Cia/José Augusto)