China antecipa SUVs que logo virão ao Brasil

O Estado de S. Paulo

 

A China está em compasso com o resto do mundo – ao menos no que diz respeito a carros. O Salão do Automóvel de Pequim abre as portas ao público hoje repleto de SUVs (tipo de veículo que virou febre em todos os mercados) movidos a eletricidade (tecnologia que se tornou a bola da vez para as montadoras em qualquer lugar do planeta).

 

Além dos incentivos fiscais oferecidos pelo governo, os elétricos não têm limitação de vendas nem restrição de circulação. Para os com motor a combustão há limites de emplacamentos e de acesso a algumas áreas das megalópoles.

 

A maioria dos SUVs elétricos expostos é de pequenas companhias ou startups, como as locais Nio e Weltmeister.

 

Brasil. As grandes fabricantes também apostam na eletrificação, mas mantêm o ritmo de lançamentos de carros a combustão – e o interesse no Brasil. A Caoa Chery, associação entre as marcas brasileira e chinesa, confirmou a produção do sedã médio Arrizo 5 em Jacareí (SP) e dos Tiggo 4 e 7 em Anápolis (GO) – ambos virão neste ano.

 

Outro destaque da Chery é o Tiggo 8, SUV com capacidade para sete pessoas. Na China, o motor será 1.5 turbo de 147 cv.

 

A marca também apresenta o Arrizo GX, carro-conceito que antecipa como será o sucessor do Arrizo 6. Os dois chegarão ao País até 2020, quando se encerra o atual ciclo de investimentos da companhia no Brasil.

 

A JAC Motors trará ao Brasil a atualização do T5 (rebatizado de T50). Além de novas dianteira e traseira, o SUV ganhou motor 1.6 a gasolina de 138 cv. Outra novidade da marca é o T80, rival do Tiggo 8, que tem sete lugares e deve chegar ao País com motor 2.0 turbo de 220 cv.

 

A Mercedes-Benz apresenta o Classe A Sedan. O carro é da versão L, com entre-eixos 6 cm maior que o convencional. Os motores são os mesmos do hatch que virá ao País no fim do ano: 2.0 e 1.4, ambos com turbo.

 

Outro destaque é o conceito Maybach Ultimate Luxury. Esse misto de SUV e sedã teve o interior desenvolvido na Alemanha e o exterior na China. Se chegar às ruas, vai brigar com modelos como Bentley Bentayga e o Rolls-Royce Cullinan.

 

A Skoda (marca da Volkswagen) expõe o Kamiq, SUV médio exclusivo para a China, e o Karoq, um projeto global. Os dois usam a plataforma MQB e devem servir de base para o VW Tarek, que será feito na Argentina e vendido também no Brasil. (O Estado de S. Paulo/José Antonio Leme)