G1/Auto Esporte
As principais montadoras do Brasil têm alertado para golpes envolvendo a oferta de veículos zero quilômetro com preço abaixo do mercado.
A maioria tem uma história parecida:
– Começa com anúncios em classificados na internet ou em jornais de veículos mais baratos que os das concessionárias;
– Ao responder o contato da vítima, o suposto vendedor diz que é funcionário ou ex-funcionário da fabricante e que está vendendo o veículo mais barato porque o recebeu como indenização ou tem direito a desconto;
– Avítima é orientada pelo golpista a depositar o valor em uma conta bancária e, no fim, não recebe nada.
À EPTV, um homem de Monte Mor (SP) relatou que teve um prejuízo de R$ 9,4 mil, ao tentar comprar uma moto da marca Honda.
A montadora tem, desde 2016, um comunicado na página de abertura de seu site em que diz que recebeu denúncias de fraude pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e pelas redes sociais. E que identificou anúncios falsos de venda de veículos da marca “com valores bem abaixo da tabela de mercado”.
Avisos semelhantes são encontrados na páginas das principais montadoras no Brasil.
Elas informam que não vendem veículos por meio de funcionários e que toda a negociação, venda e entrega é feita pela rede de concessionárias autorizadas. E aconselham os clientes a irem pessoalmente à loja antes de fechar a compra.
Variações da história
A Toyota e a Ford dizem que esse tipo de golpe vem sendo aplicado em várias regiões do país.
Durante a negociação, os estelionatários usam logomarca das empresas para enviar supostos registros da compra por e-mail e informam o número de um falso serviço de atendimento ao consumidor da marca, para confirmar a história.
O esquema tem variações: em certos casos, o golpista primeiro pede que seja depositada uma parcela do valor do veículo para “reservá-lo”.
A Chevrolet informa que não está publicando nenhum anúncio de jornal com o título “Quer comprar um carro?”, oferecendo automóveis Prisma com desconto especial de funcionários.
Outros golpes
A Chevrolet alerta também para outro tipo de golpe “clássico”: o envio de falsas ofertas por e-mail com arquivos que precisam ser executados ou baixados.
A marca diz que “não envia e-mails para seus clientes com links para download de arquivos com o objetivo de participar de alguma promoção”. E dá exemplos de e-mails de fraudadores.
“Não responda às perguntas e tampouco realize qualquer compra através da internet com a promessa de reembolso com depósito em sua conta”, diz a montadora.
Sites falsos das marcas
Desde 2016, a Fiat alerta para sites falsos envolvendo o nome da marca, “com o objetivo de aplicação de um possível golpe e obtenção de vantagens indevidas”.
Segundo a montadora, foram identificados 3 sites fraudulentos: http://grupofiat.com, http://consorciofiatgrupo.com.br e www.fiatgrupo.com.br.
A Mercedes-Benz colocou um aviso que abre antes mesmo de a página oficial da marca carregar, afirmando que a o site é o único autorizado a fornecer informações sobre veículos da montadora no Brasil e que eles são comercializados exclusivamente pela rede de concessionários da marca. (G1/Auto Esporte)