Agora S. Paulo
A Ford apresenta na Europa a quarta geração do Focus, carro médio que foi lançado em 1998. A montadora garante ser um modelo completamente novo, a começar pela plataforma.
A mudança estrutural fez o hatch crescer, e isso deve solucionar um problema do modelo que hoje é vendido no Brasil: o pouco espaço no banco traseiro.
Há oito diferentes configurações de motores disponíveis na Europa, entre versões a gasolina ou diesel. O número irá aumentar quando a montadora apresentar opções híbridas e elétricas.
O mais potente, por enquanto, é o Focus ST. Seu 1.5 turbo tem 182 cv e é combinado a um câmbio automático de oito marchas. O acionamento é feito por meio de um botão giratório.
Itens de conectividade estão concentrados no aplicativo Ford Pass. Uma das funções transforma o carro em um ponto wifi com capacidade para conectar 10 celulares simultâneos.
Além da carroceria hatch, a família Focus têm versões sedã e perua. Outra novidade é o aventureiro Active, com suspensão elevada. (Agora S. Paulo)