Frota e Cia
Na contramão da indústria, que espera dias melhores para novos lançamentos, a Ford Caminhões decidiu sair na frente e apresentou a nova linha Cargo Power 2019, que chega para reforçar o portfólio da marca no segmento de veículos médios e pesados. O conjunto compreende um total de seis modelos, todos com motorização de 306 cavalos, capacidade de 17 a 31t de PBT e tração 4×2, 5×2, 6×4, além de uma versão inédita na configuração 8×2.
A novidade faz parte do novo posicionamento estratégico da empresa voltada para o mercado de caminhões, baseada na oferta de produtos potentes, duráveis e inovadores, combinada com um serviço ágil, de qualidade e preço justo e, por fim, no forte relacionamento com o cliente. “Sabemos das dificuldades que os transportadores têm enfrentado para manter o seu negócio em atividade. Por isso, mais do que nunca, é preciso contar com veículos que tragam o melhor retorno do investimento”, explica João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul.
Seis modelos
A nova linha Cargo Power 2019 inclui os modelos Cargo Power 1731 rígido, Cargo Power 1731T cavalo-mecânico, Cargo Power 2631 6×4, Cargo Power 3131 6×4 e Cargo Power 3031 8×2 com transmissão manual ou automatizada Torqshift. O carro-chefe da nova linha é o Cargo Power 2431 6×2 com transmissão manual ou automatizada Torqshift, que chega para fazer dobradinha com o Cargo 2429, com motor de 290 cv, o terceiro mais vendido do segmento no ano passado, com 1.007 unidades.
Nelson Palmerio, gerente de Engenharia da Ford Caminhões, ressalta que o trem de força da nova linha ganhou inúmeros aperfeiçoamentos. Destaque para o motor Cummins ISB6.7, que entrega 306 cv de potência (@2.100rpm) e uma ampla e elevada curva torque (1.100 Nm @1100-1900). O engenho está equipado com novo turbocompressor, novos bicos injetores, filtro de ar de maior capacidade e software eletrônico reprogramado, junto com um sistema de refrigeração totalmente redimensionado. A transmissão, por sua vez, oferece uma nova calibração e trabalha em conjunto com uma nova embreagem, da mesma forma que o cardã e o eixo traseiro são de uma nova série, desenvolvida especialmente para a nova linha. “A nova linha Cargo Power exigiu dois anos de desenvolvimento, que incluiu diversas clínicas com clientes, mais de mais de 2 mil horas de trabalho e 3.970 horas de validação. Sem contar os testes de campo que totalizaram 400 mil quilômetros rodadas nas mais variadas pistas, no Brasil e em países andinos”, atesta Palmerio.
O engenheiro destaca, ainda, os ganhos com o uso do Arla 32, comparado aos veículos equipados com sistema EGR. “Em um teste realizado com dois principais veículos 6×2 de outras marcas, o Cargo Power 2431 registrou um rendimento de 3,40 quilômetros por litro, contra 3,28 e 3,16 km/l dos concorrentes. Em adição, o modelo 2431 acusou um custo operacional 5% menor, mesmo considerando a soma do preço do combustível e do Arla. Sem contar a economia com óleo lubrificante, já que o motor utiliza óleo mineral ao invés do sintético”.
Telemetria ativada
Os novos Cargo Power saem de fábrica com o sistema de telemetria Fordtrac ativado, que inclui funções de monitoramento e segurança. A tecnologia permite registrar os principais parâmetros de comportamento do motorista, como velocidade, frenagens e consumo de combustível. Em breve, irá contar também com uma central de monitoramento para acompanhar o veículo em tempo real, com equipe de apoio técnico.
No âmbito do pós-venda, a Ford Caminhões aposta no novo posicionamento da marca para conquistar os clientes. Traduzido no slogan “Seu mundo não pode parar”, a iniciativa compreende inúmeras ações da rede de revendas, que reúne mais de 100 casas, com foco na rapidez, qualidade e preço justo. Uma das novidades é uma ferramenta de diagnóstico rápido, que utiliza capacete com câmera e celular para o contato direto dos chefes de oficina com a área de engenharia da fábrica, agilizando a solução de problemas no campo.
“A nova mentalidade de serviços da Ford Caminhões tem como meta estar presente e atender o cliente em todos os momentos da sua jornada, com foco na fidelização”, afirma Wilson Vasconcellos, gerente de Pós-Venda da Ford Caminhões. “E os resultados já começaram a aparecer: na última pesquisa bienal de satisfação dos clientes, realizada em 2017, a Ford Caminhões foi apontada como vice-líder entre as marcas”.
CDC Subsidiado
Como oferta inicial de lançamento, a Ford vai oferecer as primeiras 500 unidades do novo Cargo Power 2431 com o mesmo preço do Cargo 2429. Com o apoio da Ford Credit, toda linha 6×2 poderá ser financiada em até 48 meses, com 90 dias de carência, entrada de 20% do valor do bem e juros de 0,96 ao ano, a mesma do Finame. A modalidade é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) que oferece mais facilidades e rapidez na aprovação do crédito. “Nosso objetivo com isso é conquistar a liderança do segmento 6×2 e atingir uma participação média de 25% nos caminhões com chassi rígido”, revela Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões. (Frota e Cia)