Revista Torque
Dentre os modelos de chassis mais vendidos estão os Volksbus 17.230 OD e 17.260 OD, que conquistaram os clientes do transporte urbano de passageiros, graças à robustez, alto desempenho e tecnologia.
“Na estratégia de internacionalização de nossa empresa, os chassis de ônibus Volksbus têm protagonismo. Trinta por cento dos embarques de produtos Volkswagen ao exterior são chassis de ônibus produzidos na fábrica de Resende”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Na preferência pelos Volksbus, pesou o exclusivo pós-tratamento de emissões EGR do motor MAN, que dispensa o uso do Arla 32. A solução foi testada e aprovada pelos clientes brasileiros, nas mais diversas características de rodagem. E agora, mostra-se uma excelente alternativa de operação em nossos mercados.
O sucesso dos caminhões e ônibus VW desenvolvidos e produzidos na fábrica da MAN Latin America em Resende (RJ) fez a empresa acelerar no primeiro trimestre: com 2.885 embarques, somando-se caminhões e ônibus, a mais de 30 países, obteve o melhor primeiro trimestre de sua história, com alta de 20% sobre o volume registrado em 2008, até então o mais alto.
A montadora também teve o melhor mês de março de todos os tempos para as vendas internacionais, com 992 embarques. “Ao longo dos anos, a engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus sempre surpreendeu o mercado por sua rápida capacidade de resposta às demandas dos clientes. A resposta de frotistas e transportadores autônomos de dois continentes vem com resultados históricos como os que estamos comemorando”, diz o executivo.
A linha Volksbus foi desenvolvida sob medida para atender às mais variadas demandas de transporte de passageiros. Com chassis versáteis e robustos, o portfólio atende a operadores que precisam desde os modelos mini e micro que trafegam mais facilmente nos bairros até os chassis com motores dianteiros e traseiros, para linhas distribuidoras e alimentadoras.
O Volksbus 17.230 OD é indicado para operações de transporte urbano e fretamento, unindo robustez e versatilidade. A motorização é MAN D08, que não demanda o uso de Arla 32. O 17.230 OD ainda traz embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 BO de seis velocidades com servo-assistência e troca de marchas acionada por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto.
Dotado de motorização MAN D08 de 6 cilindros, o Volksbus 17.260 OD traz potência de 256 cavalos e torque de 900 Nm, provendo a força e a robustez necessárias para encarar as mais diversas operações urbanas e estradas. Adapta-se a carrocerias de até 13,2 metros e conta com polia adicional de série para facilitar a instalação do ar-condicionado. (Revista Torque)