Época Negócios Online
Na cidade de Guangzhou, na China, interessados em comprar um carro podem realizar a partir desta segunda-feira (26/03) um test-drive com veículos disponíveis em uma vending machine gigante utilizando apenas um aplicativo. Chamado de Super Test Drive Center, a máquina — que lembra um prédio — abriga veículos da Ford e permite que as pessoas possam testar e depois comprar os automóveis. Os testes iniciais começaram hoje e vão até o dia 23 de abril e, neste período, segundo divulgou o site Gasgoo, de Xangai, serão oferecidos aos consumidores até 10 modelos da Ford.
O projeto é fruto da parceria da montadora com a varejista Alibaba, que busca integrar plataformas online e offline para melhorar a experiência do consumidor. Segundo o TechCrunch, a gigante chinesa também vai utilizar sua imensa base de dados de usuários para oferecer descontos, ofertas e serviços especiais para possíveis compradores dos carros. Do lado da Ford, o contrato com a gigante chinesa, que prevê outros possíveis negócios em áreas de mobilidade e inteligência artificial, é parte de seu esforço para se posicionar no emergente mercado online chinês. A montadora quer reestruturar sua estratégia na China e se recuperar das perdas financeiras dos últimos meses em outros países.
Como funciona
O equipamento futurista é uma versão gigante das tradicionais máquinas de vendas instaladas em shoppings, parques e outros espaços públicos. A questão agora é que, ao invés de comprar refrigerantes, doces ou sanduíches, você pode comprar o seu próprio carro elétrico.
A inovação das máquinas automáticas de venda de carros começa com um aplicativo (Tmall), que disponibiliza informações sobre os veículos. Através de lá, o usuário seleciona o modelo que deseja – escolhendo a cor que deseja, por exemplo – e agenda um test-drive.
Para dirigir o carro, o usuário precisa tirar uma selfie para que a empresa detecte se ele já é consumidor dos serviços do grupo Alibaba. Se esse for o caso, ele não precisará fazer depósito prévio para realizar os testes com o veículo.
Depois, o cliente vai até a máquina gigante de vendas automáticas, que vai escanear o rosto cadastrado, recuperar o pedido e liberar o carro para o test-drive, que será de três dias. Depois desse período, ele poderá comprar o veículo, também por meio do aplicativo, ou pedir outro modelo para teste.
Apesar da ideia de facilitar ao máximo a compra de um carro, permitir que alguém simplesmente pegue um carro para testar por três dias é uma aposta de risco. Para driblar qualquer imprevisto (entenda-se alguém pegar o carro e “esquecer” de devolver), a empresa vai aumentar o rigor de seus serviços financeiros e de cadastro dos usuários, além de colocar um limite por pessoa de cinco test-drives por dois meses. (Época Negócios Online)