Canal Rural
A Ford iniciou uma ampla renovação na sua linha de produtos nos Estados Unidos, focada em picapes, SUVs e veículos comerciais, com investimentos em novos sistemas de propulsão e conectividade, sedimentando o caminho para os sistemas de mobilidade do futuro usando a plataforma aberta na nuvem.
O anúncio é importante para os consumidores de todo o mundo, já que as novidades podem desembarcar nos países onde a marca tem fábricas. Jim Hackett, presidente e CEO da Ford, destacou que em 2020 a Ford terá a linha de veículos mais atualizada entre as grandes montadoras na América do Norte, reduzindo a idade média dos produtos de 5,7 para 3,3 anos. Além de substituir 75% das linhas, a marca vai adicionar quatro novas picapes e SUVs.
Segundo a Ford, há uma aposta forte nos híbridos, com avanços para oferecer mais desempenho e capacidade aos consumidores, além de economia de combustível. Até o final de 2019, todos os carros novos da marca terão conectividade 4G LTE.
Ford também confirmou a introdução global a partir do segundo semestre do Co-Pilot360, novo e mais avançado pacote de tecnologias de assistência ao motorista que inclui assistência autônoma de frenagem de série, detecção de pedestre e outros recursos de segurança. Todos os novos modelos lançados no mercado americano contarão com esta tecnologia a partir de agora.
“Nossa paixão por grandes carros está maior do que nunca”, disse Jim Hackett. “Essa transformação vai empolgar os consumidores, trazer crescimento sustentável e ajudar na construção do nosso futuro, com veículos inteligentes para um mundo inteligente”.
O foco da Ford é fortalecer sua posição nos segmentos de picapes, SUVs (incluindo versões offroad e de performance), híbridos, veículos elétricos a bateria e veículos comerciais.
Picapes
Desde o lançamento da nova F-150 em 2014 com carroceria de liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, a Ford ganhou 1,3 ponto porcentual de participação neste segmento de picapes nos EUA.
Os preços médios de venda da Série F são líderes no segmento – um crescimento de cerca de US$ 6.700 por veículo desde 2014 –, puxados por versões premium como Lariat, King Ranch e Platinum. A receita da Série F, sozinha, é maior que a de empresas ícones da lista Fortune 500, como Facebook, Coca-Cola e Nike.
A montadora apresentou alguns destaques para os próximos anos:
2018: Novo motor 3.0 Power Stroke diesel para a F-150, versão atualizada da popular
F-150 Raptor
2019: A volta da Ranger ao segmento de picapes médias e estreia da nova Série F Super
Duty
2020: Estreia da nova F-150 híbrida com gerador móvel.
Nova geração de híbridos
A nova estratégia da Ford inclui um avanço forte nos híbridos, oferecendo mais capacidade e economia de combustível nos modelos de maior volume da marca, como F-150, Mustang, Explorer, Escape e Bronco.
A F-150 Híbrida, por exemplo, terá maior capacidade de carga e torque, aproveitando também o fato de poder ser usada como gerador móvel. O Mustang Híbrido vai oferecer a mesma performance de um V8, com maior torque final.
“Há anos, os híbridos têm sido principalmente produtos de nicho, mas agora estão no topo de uma grande mudança”, disse Farley. “A significativa capacidade que eles oferecem, além da economia de combustível, explica por que vamos oferecer versões híbridas em nossos modelos mais populares, transformando nossos leais clientes em defensores da tecnologia”.
O novo sistema híbrido da Ford foi projetado para ser mais eficiente e acessível que as gerações anteriores. Essa economia – obtida através de negociação com fornecedores, uso de células e componentes comuns e produção de motores, transmissões e baterias – tem como objetivo reduzir o custo de posse para os consumidores. (Canal Rural)