Projeto da Fundação Toyota é destaque no 8º Fórum Mundial de Água

O Brasil Sobre Rodas

 

A pesquisa pioneira de planejamento territorial que está sendo desenvolvida no município de Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, será destaque no maior evento global sobre o tema de recursos hídricos, o 8º Fórum Mundial de Água. O encontro, que acontecerá em Brasília entre os dias 18 e 23 de março, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, tem como objetivo discutir o uso sustentável da água.

 

O projeto Águas da Mantiqueira, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), será apresentado no fórum pelo prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Correia de Toledo Júnior, durante a mesa de projetos de financiamento internacional relacionados a recursos hídricos, no dia 22, às 11h30. Além de apresentar a experiência, as boas práticas e os resultados prévios que estão sendo coletados na cidade paulista, Júnior vai discutir sobre a importância de financiamento em tecnologias inovadoras e pesquisas, capazes de economizar água e ampliar a segurança hídrica junto ao coordenador técnico do projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Manna.

 

O projeto Águas da Mantiqueira está promovendo uma pesquisa sobre a biodiversidade visando a sua conservação por meio do planejamento territorial e do desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município de Santo Antônio do Pinhal, localizado na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

 

Para Manna, que também é consultor da Fundepag, é fundamental o reconhecimento de parcerias privadas e investimentos que promovam a manutenção hídrica. “A participação desse projeto no principal e maior evento que discute o tema água é extremamente importante para incentivarmos mais parcerias que promovam a conservação da biodiversidade como base para os serviços ambientais, especialmente o provimento de água”, reconhece.

 

Debates da CNM

 

Ainda durante a semana do Fórum Mundial da Água, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá debates e trocas de experiências no tema do recurso natural. O projeto Águas da Mantiqueira também será destaque no evento, dessa vez, no ‘Espaço Municipalista: a Água e o Mundo’ no dia 22, às 15h, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. A coordenadora do projeto pela Fundação Toyota do Brasil, Thais Guedes, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio do Pinhal, Sueli Nicolau, e a prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia Santos Brito, terão a oportunidade de discutir o protagonismo político da mulher sobre os serviços hídricos.

 

Para conferir a programação completa do 8º Fórum Mundial de Água, acesse o site www.worldwaterforum8.org/pt-br.

 

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água. O Fórum é organizado a cada três anos pela organização internacional junto ao país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe a 8ª edição do Fórum, sendo a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

 

Visite: www.fundacaotoyotadobrasil.org.br. (O Brasil Sobre Rodas)