O Brasil Sobre Rodas
A Nissan mostrou mais uma vez que sua liderança para um ecossistema elétrico vai muito além de veículos como o “simplesmente fantástico” LEAF. A marca anunciou uma parceria estratégica com a E.ON, uma das maiores empresas globais de energia, que já mantém parcerias com a Nissan na Dinamarca.
A nova iniciativa prevê que a Nissan e a E.ON explorem oportunidades em operações-piloto e na oferta de soluções relacionadas aos serviços vehicle-to-grid, geração de energia renovável e soluções de armazenagem, bem como a integração à rede para clientes de veículos elétricos da Nissan.
Para acelerar ainda mais a eletrificação, ambas as empresas pretendem expandir o programa para outros países europeus, em um futuro próximo.
O projeto – um dos vários por meio dos quais a Nissan tem criado parcerias com algumas das empresas de energia mais inovadoras – aposta no compromisso da Nissan em desenvolver um extenso ecossistema elétrico, tanto para consumidores finais como para empresas.
O foco do projeto tem como base a meta da Nissan de contribuir para uma sociedade mais integrada, com escritórios, escolas, residências, estradas e veículos totalmente interconectados. Tudo isso alimentado por energia limpa e sustentável.
Para isso, a Nissan usa sua tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), um importante componente da Integração Inteligente e que, por sua vez, é um dos três pilares centrais da visão de Mobilidade Inteligente da Nissan.
Paul Willcox, chairman da Nissan Europa, comentou que “A Nissan tem a missão de derrubar as barreiras à mudança para a propulsão elétrica. Esta parceria incrível com a E.ON é mais um passo neste sentido. Nossa meta é que a Nissan seja reconhecida como um parceiro automotivo de referência para serviços de energia, com o objetivo final de fornecer eletricidade gratuita aos nossos clientes de veículos elétricos”.
Segundo Dr. Karsten Wildberger, CEO da E.ON, “A parceria entre a Nissan e a E.ON é motivada pela vontade comum de oferecer aos clientes ainda mais conforto e serviços. Também estamos acelerando o desenvolvimento da mobilidade elétrica no mundo do amanhã, por meio de iniciativas ambiciosas”.
A parceria com a E.ON vai utilizar a infraestrutura V2G e a avançada tecnologia de recarga bidirecional da Nissan. Isso permitirá que os clientes utilizem energia da rede para alimentar seus veículos elétricos. Eles também podem “vender” a energia de volta para a rede, para que outros possam utilizá-la.
Isso pode representar a ausência de custos para o cliente – ou seja, energia gratuita para seus veículos elétricos.
A Nissan desenvolveu vários projetos inovadores para oferecer soluções avançadas de energia, como o Nissan Energy Solar, anunciado em janeiro no Reino Unido. Normalmente, a energia solar é utilizada para alimentar aparelhos eletrodomésticos durante o dia, mas tem uma capacidade limitada de armazenagem de energia.
As residências que contam com uma assinatura do serviço Nissan Energy Solar podem coletar e armazenar energia excedente de seus painéis solares e utilizá-la durante a noite para carregar seu veículo elétrico Nissan. O resultado é uma energia de baixo custo e totalmente renovável para os clientes.
Na França, a Nissan e seu parceiro do setor energético OKWind lançaram uma nova solução para armazenagem de energia para empresas, especificamente adaptada para áreas rurais. Atualmente, o sistema solar da OKWind está reduzindo o custo da eletricidade em 40%. Entretanto, se combinado a um sistema de armazenagem de energia para empresas, pode permitir que agricultores utilizem energia renovável e sejam autossuficientes em até 75% de suas necessidades. O projeto deve ser expandido na França e em outros países.
No Reino Unido, a Nissan também apoia dois projetos V2G de larga escala para clientes pessoa física e frotistas. Os projetos são financiados pela Agência para Veículos de Baixa Emissão (Office for Low Emission Vehicles – OLEV) e a Secretaria Estratégica para Energia Industrial e Comercial (Department for Business Energy and Industrial Strategy – BEIS), em parceria com o a Agência de Fomento à Inovação do país, a Innovate UK.
O projeto prevê a instalação de 2.000 unidades de V2G, para criar uma rede de energia nacional mais limpa e eficiente. (O Brasil Sobre Rodas)