Audi revela nova geração do A6

Jornal do Carro

 

A Audi enfim revelou por completo a nova geração do A6. A quinta encarnação do modelo é amplamente inspirada nos maiores A7 e A8 e traz tecnologias autônomas e visual mais esportivo. O novo A6 será a estrela da marca no Salão de Genebra, que abre as portas na próxima semana.

 

Na frente, o sedã ganhou uma nova grade trapezoidal, com grandes entradas e ar e faróis mais angulares. O A6 terá três tipos de farol, com o de topo sendo os HD Matrix de LED. Atrás, as lanternas são mais horizontais e também têm LEDs.

 

As dimensões são quase as mesmas da geração anterior. Entre-eixos e largura cresceram 1 centímetro cada, para 2,92 metros e 1,88 metro respectivamente. O comprimento é de 4,93 metros. Apesar do entre-eixos quase inalterado, uma reengenharia interna deu mais espaço ao passageiros do banco traseiro.

 

O painel repete a fórmula de A7 e A8. Duas telas sensíveis ao toque de 10,1 polegadas no alto e 8,6 polegadas na parte baixa do painel comandam todas as funções do carro. O cluster de instrumentos usa uma terceira tela de 12,3 polegadas. A tela mais abaixo comanda o ar-condicionado e sistemas de conveniência. A maior é a do sistema de entretenimento.

 

Luxuosa, a cabine pode receber itens como bancos com massageadores e sistema de som da Bang & Olufsen. Em uma das versões, ainda haverá um jogo de luzes ambientes que fará o console central parecer flutuar.

 

Dinâmico

 

Sob o capô, o A6 deverá ter várias opções de motores. No lançamento, o sedã será equipado com um V6 a gasolina de 340 cv e câmbio automático de sete marchas. Com tração integral de série, ele leva o modelo de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. A versão a diesel usa outro V6 com 286 cv e câmbio de oito marchas. Ambos têm funções “semi” híbridas, com bateria de íons de lítio.

 

A Audi promete que esse é o A6 com melhor comportamento dinâmico já feito. A direção fica mais precisa à medida que o motorista vira mais o volante e a suspensão pode ter desde configurações comuns a um acerto com bolsas de ar e amortecimento controlado.

 

O novo A6, como os irmãos maiores, também tem vários sistemas de condução autônoma. Há estacionamento automático, controle de cruzeiro adaptativo que permite o motorista tirar as mãos do volante e assistente de tráfego cruzado. (Jornal do Carro)