O Estado de S. Paulo
O Argo foi eleito “Melhor do Ano” na edição de “Os Melhores 2018”, do Jornal do Carro. A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu ontem, no auditório do ‘Estado’, na zona norte da capital. O modelo da Fiat, lançado no primeiro semestre deste ano, foi o vencedor da principal categoria da premiação.
A segunda edição do prêmio teve 33 categorias. Dessas, 16 tiveram os campeões definidos a partir de votos de especialistas da redação do JC. “Esse prêmio tem significado especial para a Fiat, pois foi concedido por uma equipe bastante crítica, transparente e competente”, diz o gerente de imprensa produto da Fiat, Ricardo Dilser. Além de “Melhor do Ano”, o Argo foi campeão na categoria “Hatch Compacto”.
Para chegar aos vencedores, foram avaliados todos os veículos à venda no Brasil. Mas participaram da disputa apenas modelos que chegaram às concessionárias até 15 de setembro.
“Os Melhores 2018” também teve categorias definidas por meio de votação popular. Os votos foram aferidos por pesquisa realizada pelo Ibope. De acordo com diretor de atendimento do instituto, Julio Calil, a pesquisa foi feita com um público que é entusiasta do mundo do automóvel. “Essas pessoas leem publicações especializadas e são referências em seus grupos quando o assunto é carro.”
Dez categorias foram definidas por votação do público. Os eleitores apontaram as marcas que consideram como as melhores em segmentos como seguros e pneus, além de “Montadora com melhor valor de revenda”.
A novidade desta edição foi a inclusão de sete prêmios destinados ao setor de caminhões. Os campeões foram escolhidos por especialistas do site Estradão, do Grupo Estado, e também por meio do voto popular – nesse caso, a pesquisa foi realizada pelo app Truckpad.
Com seis troféus, a Volkswagen foi a empresa mais premiada. Já a Mercedes-Benz venceu em cinco categorias. Com dois prêmios ficaram Toyota, Jaguar, Honda e Ford. Volvo (automóveis), Volvo Caminhões, Porsche, Jeep, Land Rover, Hyundai, BMW, Scania, Porto Seguro, Petrobrás e Shell levaram um troféu cada. Goodyear e Pirelli empataram como “Melhor Marca de Pneus.
História
A eleição dos melhores carros do País feita pelo Jornal do Carro teve início em 2006. Na primeira edição, havia apenas carros feitos no Brasil.
Desde então, a eleição vem sendo feita anualmente e acompanha a evolução do mercado de carros do País. Entre as atualizações, foram incluídos modelos feitos em países do Mercosul e, mais tarde, todos os automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil, independentemente da procedência.
Em 2017, a eleição se transformou em prêmio, cuja entrega ocorreu durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Neste ano, pela primeira vez o evento de premiação foi realizado na sede do Grupo Estado. (O Estado de S. Paulo)