O Estado de S. Paulo
O mercado de veículos novos no Brasil subiu 27,56% em outubro ante igual mês do ano passado, apontam dados oficiais divulgados nesta quarta-feira pela Fenabrave, associação que representa as concessionárias de todo o País. Foram 202,8 mil unidades vendidas no décimo mês de 2017, em soma que considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume, se comparado com setembro, representa avanço bem mais tímido, de 1,83%.
Vale ressaltar que outubro de 2017 contou com um dia útil a mais que setembro e outubro de 2016. Na média diária, o décimo mês do ano registrou a venda de 9,6 mil unidades, número que, em relação a igual mês do ano passado, também mostra forte expansão, de 21,48%. No entanto, na comparação com setembro, o sinal se inverte e passa a apontar queda de 3,02%.
Com os resultados do mês passado, o setor acumula no ano a venda de 1,822 milhão de veículos, crescimento de 9,28% em relação a igual intervalo do ano passado. O desempenho se aproxima da previsão da Fenabrave para o ano inteiro, de avanço de 9,9%.
O segmento de automóveis e comerciais leves, que ocupa a maior parte do mercado de veículos, teve avanço de 26,98% nas vendas em outubro ante igual mês do ano passado, com o emplacamento de 196,6 mil unidades. O volume, se comparado a setembro, apresenta alta de 1,58%. No acumulado do ano, são 1,77 milhão de carros vendidos, aumento de 9,69% sobre o resultado dos dez primeiros de 2016.
Os caminhões, por sua vez, tiveram avanço de 47,85% em outubro na comparação com outubro de 2016, para 5 mil unidades. Em relação a setembro, também houve alta, de 11,29%. No entanto, no acumulado do ano, o segmento apresenta retração de 3,97%, para 40,4 mil unidades.
Entre os ônibus, os emplacamentos somaram 1,1 mil unidades em outubro, aumento de 54,56% em relação a outubro do ano passado e alta de 5,88% ante setembro. No acumulado dos 10 primeiros meses do ano, o segmento tem crescimento de 1,13%, para 12 mil unidades.
“Conforme havíamos previsto meses atrás, sentimos ao vivo no show room das concessionárias a retomada da confiança do brasileiro no futuro e também as sucessivas quedas na taxa de juros, que explicam a recuperação do mercado neste ano. Estamos caminhando para um crescimento de dois dígitos”, analisa Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil.
Vendas
No último mês, a JAC Motors teve alta de 234,8% quando consideradas as vendas de outubro de 2016, 298 unidades contra 89 unidades, respectivamente. A montadora projeta um último bimestre com média de 700 unidades vendidas por mês.
“Vamos melhorar ainda mais no último bimestre do ano, pois não havíamos conseguido equilibrar até agora os desembarques de T40 com a demanda oriunda das lojas. Estimo que tenhamos dois ótimos meses pra fechar 2017”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.
No acumulado do ano, a marca registrou alta de 36,8% ante 9,6% do mercado. Com esse porcentual, a JAC Motors mantém a terceira colocação dentre os porcentuais de crescimento das marcas no País. (O Estado de S. Paulo/André Ítalo Rocha)