Novos motores diesel são tão poluentes quanto a gasolina, diz relatório

Jornal do Carro

 

Após uma reunião com os representantes do governo, em agosto, as maiores montadoras da Alemanha concordaram em reduzir as emissões de NOx de seus veículos a diesel em até 25% com atualizações de software. Mas a indústria automotiva local pode estar enfrentando outro desafio em breve. Segundo relatório do Ministério dos Transportes alemão, os veículos a diesel não produzem menos dióxido de carbono que os a gasolina e não são melhores para o meio ambiente.

 

De acordo com o grupo de jornais Funke, o órgão afirmou, em resposta a um inquérito da oposição “verde”, que os carros diesel registrados em 2016 emitiram, em média, 128 gramas de CO2 por quilômetro, enquanto os veículos a gás emitiam 129 gr/CO2. A diferença de emissões tem sido semelhante nos últimos dez anos, segundo as informações. “É um mito dizer que o diesel ajuda a proteger o clima”, disse Stephan Kuehn, especialista em transportes dos verdes no Parlamento Alemanha, comentando aos jornais do Funke.

 

No entanto, o fato de os modelos a diesel no país serem geralmente maiores, mais potentes e mais pesados explicariam os números quase idênticos de dióxido de carbono entre os motores a diesel e a gás. “Os motores a diesel gastam as vantagens teóricas que poderiam trazer para o meio ambiente, sendo muitas vezes incorporadas em carros pesados e de alta potência”, comentou Kuehn. (Jornal do Carro)