Montadoras mostram as cabines do futuro

Jornal do Carro

 

As cabines do futuro é um dos temas mais interessantes do Salão de Frankfurt (Alemanha), que vai até domingo (24). Com a consolidação da conectividade e da automação nos automóveis, a relação entre carros e pessoas passará por profunda transformação. Por isso, as cabines terão de ser completamente reformuladas.

 

Audi e Renault são as marcas que mais impressionam com suas interpretações de cabines do futuro. A marca francesa mostra o Symbioz, sua visão do automóvel a partir de 2030.

 

A proposta desse protótipo é transformar o interior do carro em uma sala de visitas. São vários modos de direção, que vão do controle total do motorista ao 100% autônomo.

 

Nesse caso, os bancos dianteiros giram em 180° para formar, com os traseiros, uma área de convivência. Pode-se também configurar a cabine e acionar uma mesinha central, e até mesmo um sofá que fica, no modo normal de condução, dobrado, formando uma superfície plana com o assoalho do porta-malas. Todas essas operações são controladas automaticamente por meio de botões.

 

O Symbioz foi criado para oferecer interação com a casa de seu proprietário. Por meio do painel sensível ao toque, dá para acionar os eletrodomésticos da residência, por exemplo.

 

É possível recarregar remotamente os aparelhos eletrônicos da casa por meio das baterias do veículo – que é 100% elétrico. Em casa, pode-se preparar alguns de seus sistemas, ou requisitar que o Symbioz, de forma autônoma, vá da garagem até a porta da residência.

 

Já no Audi Aicon, não há a possibilidade de dirigir, pois a cabine não traz volante nem pedais. Os bancos da frente podem virar para trás, formando um ambiente de convivência com os ocupantes do de trás – há espaço para quatro pessoas.

 

O modelo conceitual da Audi é um estudo que mostra como será um carro autônomo de nível cinco, capaz de rodar sem nenhuma participação do motorista. Os modelos atuais com sistemas semiautônomos são de nível dois – o Audi A8, que será lançado ainda neste ano na Europa, será o primeiro de nível três feito em série.

 

Outro modelo que chama a atenção no Salão de Frankfurt por causa das soluções inovadoras da cabine é o Vision EQ Fortwo. Autônomo, elétrico e conectado, o Smart também não tem volante nem pedais – é capaz de rodar sozinho.

 

Além disso, se diferencia dos demais por ser também uma proposta de carro compartilhado. O compartilhamento é a aposta de diversas montadoras pelo mundo – nos EUA, marcas como Ford e GM têm departamentos voltados inteiramente a esse tipo de veículo.

 

A proposta da Smart é que o carrinho seja utilizado por diversas pessoas, não necessariamente com vínculos. Tudo será feito por meio de soluções de conectividade e automação.

 

Por meio do smartphone, o usuário poderá chamar o carro, que sairá do estacionamento inteligente diretamente para o local selecionado.

 

Quando o cliente entrar no EQ Vision, suas configurações já estarão definidas no painel. Assim, ele poderá ouvir suas músicas e ver seus filmes preferidos, por exemplo, enquanto o carro segue automaticamente para o destino predefinido.

 

Se houver um segundo passageiro no trajeto, a privacidade não é prejudicada. Há um console central retrátil para separar os dois usuários do veículo, caso eles desejem. (Jornal do Carro)