GM e Volks fazem recall de mais 7 milhões de carros na China por ‘airbags mortais’

Auto Esporte/France Presse

 

A General Motors (GM) e a Volkswagen convocaram recalls de mais de 7,36 milhões de veículos na China pelo caso dos “airbags mortais” feitos pela marca japonesa Takata.

 

A marca norte-americana, como o sócio local Shanghai GM, vai iniciar o recall de 2,5 milhões de unidades em 29 de outubro, anunciou a agência chinesa de consumo.

 

Na semana passada, a agência chinesa já havia anunciado que a Volkswagen e seus sócios locais convocarão um total de 4,86 milhões de carros pela mesma falha.

 

Os airbags serão substituídos de forma gratuita. Especialistas acreditam que 16 mortes estão relacionadas com dispositivos defeituosos em todo o mundo.

 

O problema dos airbags afetou milhões de veículos ao redor do planeta e provocou a falência da Takata em junho. Veja todos os recalls anunciados no Brasil.

 

Desde os anos 2000, a Takata usava um componente químico, o nitrato de amônia, que em algumas condições pode provocar a explosão do airbag, lançando fragmentos contra os passageiros do veículo.

 

O defeito, que a Takata demorou a reconhecer, foi revelado em 2014 e, desde então, várias montadoras foram obrigadas a anunciar uma série de recalls, que afetaram quase 100 milhões de veículos. (Auto Esporte/France Presse)