Estado de Minas/Vrum
A Volkswagen amplia a linha Pepper (pimenta), lançada com o Fox em 2015, disponibilizando a série especial também para os modelos up! e Saveiro. Mas se a “pimenta” é usada como sinônimo de desempenho esportivo no meio automotivo, neste caso trata-se apenas de um recurso visual. Os hatches compactos e a picape ganham retrovisores em cores diferentes da carroceria, teto pintado em preto e alguns detalhes em vermelho no interior, além de equipamentos diferenciados. São versões “esportivadas” com adereços, sem qualquer modificação mecânica, mas com preços bem salgados, que estarão disponíveis nas concessionárias da marca a partir do fim do mês.
O up! Pepper tem como base a versão high, que traz teto, saias laterais e spoiler traseiro pintados em preto ninja, rodas de liga leve de 15 polegadas diamantadas e escurecidas, e grade frontal com um friso vermelho e cromado. A série especial está disponível nas cores preto-ninja, branco-cristal, prata-sirius e vermelho-flash. Quando a carroceria for preta, branca e prata, os retrovisores são pintados em vermelho. Mas se o carro for vermelho, o detalhe é pintado em preto. O modelo ganha ainda adesivos nas laterais das portas dianteiras e na tampa do porta-malas com o nome Pepper.
Por dentro do o up! Pepper o preto predomina no forro do teto, nos para-sóis e nas colunas das portas. Detalhes em vermelho estão presentes na alavanca do câmbio, nas saídas de ar no painel e no volante, que é multifuncional e revestido em couro. A inscrição Pepper está nas soleiras das portas e nos bancos, que também são revestidos em couro.
Mas um dos atrativos do up! Pepper é a lista de equipamentos de série, que inclui direção com assistência elétrica, ar-condicionado, retrovisores externos com luzes de seta integradas e tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro, sensores de chuva e luminosidade, chave-canivete com controle remoto e faróis de neblina com luz de conversão estática. Mas o sistema de som Composition Phone, que permite conexão com smartphone, é opcional, e custa R$ 1.400.
No que diz respeito à mecânica, o up! Pepper não traz nenhuma alteração. O compacto é equipado com o eficiente motor 1.0 TSI, que desenvolve 105cv quando abastecido com etanol. Com esse pacote, o up! Pepper é vendido por R$ 57.900, ou seja, R$ 800 a mais que o high up!.
Picape
A Saveiro também passa a ter a versão Pepper pela primeira vez. A série especial foi desenvolvida com base na versão Highline da picape e traz os mesmos recursos visuais aplicados no up! e no Fox. O modelo ganhou rodas de liga leve diamantadas em preto, adesivos com a inscrição Pepper nos para-lamas e na tampa da caçamba. Por dentro, volante multifuncional revestido em couro com costura vermelha, que aparece também nas coifas do câmbio e do freio de estacionamento. O interior tem outros detalhes em vermelho no painel e nos bancos revestidos de couro.
A lista de equipamentos de série da Saveiro Pepper traz ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, roda de liga leve de 15 polegadas, chave tipo canivete com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, sensor de estacionamento elétrico, capota marítima e protetor de caçamba. Entre os opcionais, teto pintado em preto-ninja e os sistemas de infotainment Composition Touch e Discover Media, que conta com sistema de navegação e câmera traseira de ré.
O motor é o conhecido 1.6 Total Flex, mais antigo, que desenvolve 104cv com etanol, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. A Saveiro Pepper tem quatro opções de cores: três sólidas (preto-ninja, branco-cristal e vermelho-flash) e uma metálica (prata-sirius). O preço, também salgado, é de R$ 67.810 para a cabine estendida e R$ 71.090 cabine dupla.
Mais conteúdo
O modelo pioneiro da série Pepper, o Fox, chega na linha 2018 mais equipado. O hatch passa a contar de série com controle eletrônico de estabilidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controle de assistência de partida em rampa, luz de conversão estática (cornering light) e câmera traseira de estacionamento.
Além dos recursos visuais que identificam a versão, o Fox Pepper traz rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento diamantado. Como opcionais, o modelo pode ser equipado com rodas de 16 polegadas e duas opções de centrais multimídia: o sistema de infotainment Composition Media e o sistema de infotainment Discover Media, que agrega controle automático de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), espelho retrovisor central eletrocrômico e faróis com a função Coming & Leaving Home.
O motor que equipa o Fox Pepper é o 1.6 MSI, mais moderno, que chega a 120cv com etanol. Ele pode ser associado ao câmbio manual de seis marchas ou com o automatizado I-Motion. O Fox Pepper 2018 tem preço sugerido de R$ 63.110. (Estado de Minas/Vrum/Enio Greco)