Carsale
O estepe do carro é um item importante, mas normalmente só é lembrado em situações de emergência. Muitos motoristas nunca se deram conta de que é fundamental, e que deveria ser uma rotina, calibrar o pneu da roda reserva.
Por isso é muito comum que no momento de substituir um dos quatro pneus do carro o condutor acabe se deparando com um estepe murcho. “Com o pneu murcho, o motorista começa a ter problemas na frenagem e também para desviar de outros veículos, aumentando muito o risco de acidentes. Além de comprometer a dirigibilidade e a segurança. Rodar com um pneu com pressão abaixo da ideal pode deteriorá-lo, reduzindo a sua vida útil”, alerta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.
Nos carros em que o pneu sobressalente é armazenado do lado de fora, como em alguns SUVs e modelos com proposta aventureira, a recomendação é realizar, além da verificação rotineira da pressão, uma checagem periódica contra possíveis furos ou danos resultantes da ação do ozônio ou das “encostadinhas” comuns nas manobras. Além disso, os produtos utilizados nas lavagens do veículo podem retirar a cera protetora do pneu. É importante lembrar que a indicação da pressão correta dos pneus do seu veículo está disponível no manual do proprietário e nas etiquetas afixadas no próprio carro (no batente das portas ou no bocal do combustível). (Carsale)