Ar-condicionado é útil também no inverno

Jornal do Carro

 

No Brasil, o ar-condicionado costuma trabalhar muito durante o verão, mas no período de inverno muita gente se esquece que o sistema é um bom aliado para espantar o frio e tornar mais confortável a cabine do carro.

 

Com temperaturas abaixo dos 10°C, deixar o veículo parado por algumas horas é o suficiente para o interior ficar gelado. Os vidros embaçam com facilidade e até segurar o volante pode ser incômodo.

 

Nos carros com ar-condicionado, a solução para esses desconfortos é simples. Basta ajustar a temperatura do sistema para cerca de 24°C (nos dispositivos digitais), ou mover o seletor de temperatura para a parte vermelha da escala (nos aparelhos analógicos).

 

Isso deve ser feito após o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, porque o aquecimento utiliza a água do sistema de refrigeração do propulsor. Nos veículos com termômetro por ponteiro, o melhor momento é quando a agulha atinge a parte central da escala (em torno de 90°C).

 

Nos carros com luz de temperatura no painel, deve-se ligar o sistema quando o aviso se apagar. Caso contrário, o ventilador vai jogar ainda mais ar frio para o interior da cabine.

 

Outra dica é direcionar a saída de ar para a região dos pés e para o painel. Com isso, tanto as mãos quanto o volante ficam mais aquecidos, e o ar quente enviado à parte inferior do carro completa o aquecimento de todo o interior.

 

Como nessa época do ano os vidros embaçam com facilidade, o diretor adjunto da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Nilton Monteiro, recomenda que se utilize o sistema de ar-condicionado com a saída dirigida ao para-brisa. “O aparelho retira a umidade do interior do veículo, que é o que causa o embaçamento”, diz o especialista.

 

Se o objetivo for apenas aquecer o ambiente interno, pode-se usar a ventilação quente (com o sistema de ar-condicionado desligado). Nesse caso, obtém-se bom aquecimento sem comprometer o consumo de combustível e o desempenho, especialmente em veículos 1.0.

 

Após algum tempo com o ar ligado, caso ocorra excesso de ressecamento dos olhos (sinal de que o ar está muito seco), o ideal é desligar o compressor de ar ou abrir um pouco as janelas para equilibrar a umidade.

 

Independentemente da necessidade de aquecer a cabine, deve-se acionar o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana mesmo durante o inverno. Isso evita o ressecamento das mangueiras do sistema. (Jornal do Carro)