Frota & Cia
Além dos automóveis, caminhões, SUVs e veículos especiais, o portfólio de produtos da Mercedes-Benz passa a contemplar um novo segmento de negócios. Com o lançamento do Mercedes-Benz Classe X, a marca inicia sua trajetória no mercado de picapes médias, de categoria premium. A novidade será oferecida primeiro na Europa, a partir de novembro e, em 2018, na África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Para o Brasil e América Latina, o novo Classe X só chegará às revendas da marca em 2019.
A nova picape foi concebida para atender aos clientes mais exigentes desse mercado, que utilizam o veículo como carro de passeio, porém com uma configuração mais robusta, para uso no campo ou nas cidades. O grupo inclui ainda aventureiros e esportistas, adeptos do lifestyle. “Será a primeira picape premium da categoria, concebida para o atual estilo de vida urbana do mundo”, declarou Volker Mornhinweg, chefe da divisão Vans da Mercedes-Benz, durante o lançamento do veículo na cidade do Cabo, na África do Sul.
Na Europa, o preço do Classe X parte de 37 mil euros, o equivalente a R$ 137 mil ao câmbio atual, sem incluir impostos. Embora sem previsão oficial de preço, estima-se que no Brasil o veículo deverá ser comercializado na faixa de R$ 200 mil.
O novo Classe X será oferecido com motores de quatro e seis cilindros, tração traseira e tração integral adaptável ou permanente, câmbio manual de 6 marchas e câmbio automático de 7 marchas. O modelo terá diferentes versões, para atender diversos estilos de vida e profissionais. O Classe C Pure é o veículo de entrada, projetado para uso mais funcional. Já a versão intermediária, batizada de Progressive, serve a pessoas que utilizam o veículo como “cartão de visita” do seu negócio. Por último, vem a o Classe X Power, topo de linha da família, voltado para compradores que buscam conforto, status e performance mais elevados.
Embora não seja um veículo feito para o transporte comercial, a nova picape da Mercedes-Benz pode carregar até 1,1 tonelada de carga útil e tracionar até 3,5t. Inicialmente, o Classe X terá motores de 2,3 litros e quatro cilindros, com potências de 163 cv (versão X220d) e 190 cavalos (X250d), ambos a diesel. Além de uma versão a gasolina (X200) de 165 cavalos, para mercados específicos. Em 2018 será oferecida uma outra motorização, de seis cilindros e 250 cv, para ocupar o lugar de topo de linha da família.
A frente da nova picape da Mercedes-Benz traz o DNA da marca, com destaque para a estrela central e a grade do radiador com duas lamelas. Os faróis e os para-choques são embutidos e as rodas podem ser encomendadas nos tamanhos de 17 a 19 polegadas, nas configurações raiadas ou de alumínio. Destaque para as câmaras instaladas no exterior do veículo, que permitem uma visão de 360 graus. A lateral e a traseira seguem o padrão das picapes convencionais, com pequenas distinções.
No espaço interior, o Classe X oferece bom nível de conforto e excelente acabamento, com três variações de detalhes no painel e nas laterais, além de nove opções de cores. O veículo vem equipado com sistema multimídia COMAND On line, com tela de 8,4 polegadas e boa resolução. E, ainda, um touchpad multifuncional instalado no console central, o mesmo que equipa os automóveis da marca. Os bancos são eletricamente ajustáveis e bastante confortáveis.
O alto nível de segurança é garantido por um conjunto de equipamentos que trazem a assinatura da marca. Caso do assistente ativo de frenagem, de manutenção da trajetória e de reconhecimento de sinais de trânsito. Acrescente a essa lista o programa de estabilização do reboque, o sistema de controle de pneus, o piloto automático, entre outros.
A robustez do Classe X é resultado da adoção de um chassi tipo escada, um eixo multilink parcialmente rígido e a suspensão independente na frente, com molas helicoidais nos dois eixos. Longe de ser uma exclusividade da marca, a plataforma já serviu às concorrentes Nissan Frontier e Renault Alaskan. Ela foi desenvolvida em conjunto com o grupo Nissan-Renault, como parte da estratégia global da Daimler AG para reduzir custos e aumentar a eficiência. Isso explica, também, a decisão do grupo alemão de produzir o novo Classe X na fábrica argentina da Renault, em Córdoba, para atender ao mercado latino americano. (Frota & Cia)