Estradão
Imagine você em uma estrada de alta velocidade e, de repente, um caminhão ultrapassa seu carro zunindo a mais de 200 km/h – e sem estar na banguela! Difícil imaginar a cena, mas com o The Iron Knight (o cavaleiro de ferro) isso seria plenamente possível. Trata-se de um projeto da Volvo para bater o recorde de velocidade dos pesos-pesados.
Baseado no Volvo FH, o The Iron Knight tem motor D13 modificado, com intercooler refrigerado a água e quatro turbocompressores, o que proporciona inimagináveis 2.400 cv de potência e 6000 mkgf de torque. A caixa de velocidade é a I-Shift Dual Clutch, que teve a embreagem reforçada para aguentar um torque tão alto.
A cabine é de fibra de vidro, que reduz ao máximo a resistência aerodinâmica. As saias laterais e as enormes entradas de ar também contribuem no desempenho do caminhão.
O resultado das adaptações é espantoso. Durante as avaliações, The Iron Knight já se mostrou o caminhão mais rápido do mundo, ao registrar velocidade máxima de 276 km/h. E olha que estamos falando de um veículo de 4,5 toneladas.
Em outras provas, este Volvo saiu da imobilidade e percorreu um quilômetro em 21,29 segundos, com velocidade média 169 km/h. De zero a 500 metros, o tempo foi de 13,71 segundos, com velocidade de 131,29 km/h.
“Nosso objetivo principal é gerar novas ideias de soluções técnicas e de design e transferi-las aos caminhões de produção em série”, diz Claes Nisson, presidente da Volvo Trucks. (Estradão)