Reuters
A fabricante sueca de caminhões Volvo aumentou as expectativas para os negócios na América do Norte, depois de divulgar sólidos resultados no segundo trimestre.
O lucro operacional ajustado da empresa subiu para 8,54 bilhões de coroas suecas (1,03 bilhão de dólares) no segundo trimestre, superando as 6,13 bilhões de coroas suecas do mesmo intervalo um ano atrás e a previsão de 8,48 bilhões de coroas suecas de analistas.
As encomendas do grupo, que vende caminhões da marca Volvo e também Mack, Renault e UD Trucks, subiram 22% no período, ficando acima do aumento de 12% esperado por analistas.
As ações da Volvo, que compete com as alemãs Daimler e Volkswagen, saltaram quase 40% neste ano devido à demanda robusta e às margens melhores, após esforços para cortar 10 bilhões de coroas suecas em despesas.
A Volvo ainda se beneficia da demanda europeia por caminhões pesados, em níveis historicamente elevados, e há crescentes sinais de melhora na América do Norte.
“As tendências recentes nos mercados de caminhões continuam com boa demanda na Europa, incluindo uma recuperação distinta na Rússia e melhora gradual nas Américas do Norte e Sul”, informou a Volvo em comunicado.
A maior empresa da Suécia em termos de receita ainda elevou a perspectiva para as vendas em 2017 no mercado de caminhões pesados na América do Norte para 225 mil unidades, ante 215 mil, e manteve a projeção de vendas robustas de 300 mil caminhões na Europa.
Para o Brasil, a Volvo deixou inalterada a previsão de vender 30 mil caminhões neste ano – (1 dólar = 8,3009 coroas suecas). (Reuters/Niklas Pollard e Johannes Hellstrom)