O Estado de S. Paulo
O Google Glass está vivo: a gigante de tecnologia anunciou ontem que seus óculos de realidade aumentada vão ganhar uma nova versão. Com o nome de Google Glass Enterprise Edition, o dispositivo recebeu melhorias em suas configurações e agora tem um destino certo: os rostos de trabalhadores ao redor do mundo.
Anunciado em 2012, o Glass foi durante muito tempo uma “visão do futuro” da tecnologia – na época, acreditava-se que o aparelho seria o substituto perfeito para os smartphones e que todo mundo estaria usando o produto em alguns anos. Quando começou a ser vendido, em 2014, por US$ 1,5 mil, no entanto, o aparelho parecia carecer de utilidade.
Agora, o Glass está de volta – em uma reportagem da revista Wired é possível entender como o dispositivo, em sua nova versão, está sendo usado por operários em empresas como GE, Volkswagen e DHL.
Entre as novidades da Enterprise Edition estão uma câmera melhor (com 8 megapixels, em vez dos 5 originais), vida de bateria estendida, conexão mais rápida a redes Wi-Fi, processador melhor e um sinal luminoso vermelho, que avisa as pessoas ao redor quando o Glass está gravando vídeos.
O aparelho ainda não está à venda para todos os consumidores. Quem quiser adquiri-lo terá de entrar em contato com parceiros de desenvolvimento de software do Google, em uma rede chamada de Glass Partners.
“O custo pode variar de acordo com a customização de software, suporte ao consumidor e o treinamento necessário para o que você precisa”, diz a empresa, em seu site oficial. Segundo o Google, menos de mil unidades da Enterprise Edition foram fornecidas para empresas até agora – a maior faz testes com o produto. No entanto, o Google afirma que o Glass não será apenas um experimento. (O Estado de S. Paulo/Bruno Capelas)