Reuters
O grupo PSA disse que as vendas do primeiro semestre encolheram na Europa e continuaram em queda na China, embora o retorno formal da montadora francesa ao mercado iraniano tenha mantido os números globais em território positivo, com alta de 2,3% nas vendas totais.
A fabricante de automóveis das marcas Peugeot, Citröen e DS, que concordou em comprar a Opel da General Motors em um acordo fechado neste ano, vendeu 1,58 milhão de veículos em todo o mundo de janeiro a junho, acima das 1,54 milhão de unidades comercializadas nos seis primeiros meses de 2016.
Mas as preocupações em relação ao desempenho dos negócios da PSA na China se intensificaram, após o declínio de 49% nas vendas do primeiro semestre, para 152.380 automóveis. Apenas na marca Citröen, a queda foi de 63% na região.
A prolongada retração das vendas resultou em uma revisão dos esforços de gestão e distribuição, bem como em promessas por parte do presidente-executivo do grupo, Carlos Tavares, de acelerar a fabricação de SUVs.
“Fora da China, onde estamos reestruturando nossa rede, as vendas globais do Citröen estão crescendo”, disse a diretora da marca Linda Jackson em comunicado.
Na Europa, maior mercado da PSA, as vendas recuaram 1,9%, para 1,04 milhão de veículos, essencialmente afetadas pelo desempenho da marca DS, cujas vendas despencaram 45%.
O Irã, contudo, foi o ponto positivo dos números do primeiro semestre. A retomada oficial das vendas no país ajudou a PSA a mais que triplicar as entregas no Oriente Médio e África para 277.971 unidades. Sem considerar essa região, as vendas tiveram baixa de 11% nos seis primeiros meses do ano. (Reuters/Laurence Frost)