Auto Estrada
Quem acha que o Fiat 500 Abarth não é suficientemente esportivo, com suas rodas de 16 polegadas, saias laterais, escapamento duplo e motor de 167 cv, o problema pode ser resolvido colocando um emblema da Maserati no hatch compacto.
Pois é isso mesmo que o Grupo FCA, dono da Fiat e da Maserati, estaria planejando. É o que indica a projeção acima, vazada na internet, de um 500 com a grade típica da Maserati e seu emblema de tridente, mais as três aberturas enfileiradas nos para-lamas dianteiros, outra marca registrada da montadora de esportivos de luxo.
A própria Maserati já anunciou que vai lançar um hatch com o seu logotipo estampado na dianteira, e a saída de adaptar o 500 não soa totalmente estranha. Vale lembrar que a britânica Aston Martin colocou há alguns anos no mercado o Cygnet, versão de luxo do Toyota iQ, que ganhou acabamento e equipamentos típicos de um Aston Martin – mas, na essência, continuou sendo um hatch compacto urbano, com o emblema da Aston.
A tática faz sentido. Ao colocar um compacto que bebe pouco combustível em seu portfólio, marcas como Maserati e Aston Martin, conhecidas por seus modelos beberrões de alta cilindrada, conseguem na média atingir as metas de consumo determinadas pelas autoridades ambientais européias.
De acordo com a publicação “Omniauto”, o Maserati 500 deve seguir a mesma fórmula, mantendo, inclusive, o motor 1.4 turbo do 500 Abarth, retrabalhado para render cerca de 190 cv de potência. O preço Deve ficar em torno de US$ 50 mil (cerca de R$ 156 mil na conversão direta). É o preço a ser pago pelo brasão da Maserati – o 500 Abarth parte de US$ 19.995 (R$ 62,4 mil), ou seja, o preço deverá mais que dobrar. (Auto Estrada/Alessandro Reis)