Revista Torque
Com durabilidade média de 60 mil quilômetros, os pneus são uma das grandes preocupações dos clientes, que passam frequentemente pela oficina da rede de concessionárias da Caraigá. Para isso, Reginaldo Carvalho, Técnico da Oficina Volkswagen da Caraigá, cita dicas e fatos que fazem os pneus durarem mais, além dos fatores que aumentam o desgaste prematuro. Veja algumas delas:
A pressão ideal
“Este é o principal vilão quando se trata do desgaste prematuro dos pneus. Sem a pressão correta imposta no manual do veículo, o carro pode consumir além do previsto e seus pneus terão a vida útil reduzida por consequência. Procure calibrar todos os pneus ao menos uma vez na semana e de preferência frios.”, relata Reginaldo Carvalho.
Alinhamento e balanceamento são essenciais
É aconselhável fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses de uso, o que vier primeiro. Ambos preservam e muito os pneus. Com o carro desalinhado o veículo tende a gastar apenas um lado do pneu e o desbalanceado a direção trepida, gerando inclusive gasto prematuro de algumas peças.
Cambagem ajuda na economia de combustível e do pneu
Cambagem é o termo usado para o ajuste de inclinação das rodas quando comparado ao plano do solo. Se as rodas estiverem inclinadas para dentro ou fora do veículo, isso é um sinal de que os pneus podem estar sofrendo forte desgaste na banda de rodagem. Com inclinação de cambagem correta, o condutor terá uma maior economia dos pneus de seu veículo e ainda nos números de consumo.
O rodízio tem sim suas regras
O grande questionamento dos clientes é sobre como o rodízio dos pneus devem ser feitos. “No caso de pneus com desenho unidirecional, os pneus dianteiros precisam ser passados para traseira e por lógica, os traseiros para a dianteira”, conta Reginaldo Carvalho, Técnico da Oficina Volkswagen da Caraigá. “O rodízio deve ser feito em toda revisão, com esses cuidados específicos. Pois, com isso, o desgaste dos pneus são uniformes.”, complementa. (Revista Torque)