Marcopolo exporta ônibus Viale BRT para sistema de transporte público da Guatemala

O Brasil Sobre Rodas

 

A Marcopolo, líder nacional e uma das principais fabricantes mundiais de carrocerias para ônibus, em parceria com a Volvo fará a entrega de 30 veículos Viale BRT para o Transmetro, sistema de transporte massivo da Guatemala. As unidades produzidas na fábrica da empresa de Ana Rech, em Caxias do Sul, proporcionarão mais conforto e segurança no serviço que beneficia mais de três milhões de pessoas no país.

 

“Nos últimos anos governo da Guatemala tem investido consistentemente na aquisição de novos ônibus para a elevação do padrão de qualidade do transporte coletivo. A Marcopolo já forneceu mais de 80 ônibus e nosso objetivo é consolidar a nossa marca nesse importante mercado. Serão 20 unidades do modelo articulado e dez biarticulados”, explica o gerente-executivo de negócios internacionais da Marcopolo, Rodrigo Pikussa.

 

Com 28,13 metros de comprimento, o Marcopolo Viale BRT Biarticulado foi desenvolvido para aplicação nos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos. Conta com oito portas de serviço em nível e tem capacidade para transportar 55 passageiros sentados e 195 passageiros em pé. Com chassi Volvo B340M EURO V, possui espaço para cadeirante e destaca-se pelo conforto e versatilidade apresentada no uso em grandes centros urbanos.

 

Internamente, inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros. Os veículos contam ainda com sistema de ventilação CityVent, que proporciona renovação de ar mais eficiente, menor custo de manutenção e operação, baixo nível de ruído e melhor controle da ventilação interna, três monitores, três câmeras de monitoramento e internet sem fio (Wi-Fi).

 

As 20 unidades do modelo Marcopolo Viale BRT Articulado possuem 20 metros de comprimento total e contam com espaço para cadeirante. Internamente, inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, resulta em maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Os veículos têm ainda dois monitores, três câmeras de monitoramento, internet sem fio Wi-Fi e sistema de ventilação CityVent, que proporciona renovação de ar mais eficiente, menor custo de manutenção e operação e baixo nível de ruído.

 

Implementado em julho de 2010, o projeto Transmetro tem a previsão de beneficiar mais de três milhões de pessoas, com veículos que possuem elevada capacidade de transporte de passageiros que trafegam em pistas exclusivas nas principais vias da cidade. O sistema possibilita que o transporte coletivo seja mais eficiente, rápido, acessível e de grande conforto, diminuindo o número de automóveis nas ruas, o que  desafoga o trânsito, além de contribuir para a preservação ambiental, com a redução da emissão de poluentes, e menor custo. (O Brasil Sobre Rodas)