Congresso americano quer facilitar venda de carros autônomos

O Estado de S. Paulo/Agências Internacionais

 

Membros do partido Republicano do Congresso dos Estados Unidos querem propor uma medida no final desta semana para impedir que os Estados tenham autonomia para definir regras sobre carros autônomos, disse uma porta-voz à Reuters. A ação legislativa visa retirar obstáculos para a circulação desse tipo de veículo e é impulsionada por fabricantes e por fornecedores do setor.

 

Em junho, um subcomitê de Energia e Comércio da Câmara dos Deputados dos EUA realizou uma audiência preliminar em que os republicanos apresentaram um pacote com 14 medidas. Elas permitiriam que os reguladores dos EUA isentassem até 100 mil veículos de cada fabricante por ano de cumprirem com as normas federais de segurança de veículos que impedem a venda de carros autônomos.

 

Blair Ellis, porta-voz do comitê, disse na segunda-feira que é provável que o projeto seja apresentado nesta semana e que uma audiência formal sobre as medidas aconteça na próxima semana.

 

Robert Latta, representante do partido republicano, disse em junho que esperava uma aprovação bipartidária do conjunto de medidas até o final de julho. O projeto prevê que os Estados Federativos não possam mais estabelecer regras para carros autônomos, também pretende impedir que a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) possa pré-aprovar tecnologias desse tipo de veículo.

 

Já os membros do partido Democrata dizem que a NHTSA deve exercer um papel mais firme no que tange a segurança de carros autônomos.

 

A Alliance of Automobile Manufacturers, um grupo que representa a General Motors, a Volkswagen, a Toyota e outras empresas, junto com a Associação de Automóveis Globais, que representa grandes montadoras estrangeiras, incluindo a Honda e a Hyundai, estão formando a Coalition for Future Mobility para pressionar o Congresso a agir.

 

A GM, a Alphabet (empresa mãe do Google), a Tesla e outras companhias estão pressionando o Congresso para evitar a aprovação de novas leis que impeçam a implantação de veículos auto-dirigidos em Estados americanos. (O Estado de S. Paulo/Agências Internacionais)