Jornal do Carro
O BMW i3, modelo elétrico da marca alemã, já provou seu valor sobre superfície sólida. Agora chegou a vez de mostrar força na água. Não o carro, propriamente, mas suas baterias.
A BMW i (divisão responsável pelos modelos elétricos e híbridos da montadora de Munique) passou a fornecer as baterias de alta voltagem do i3 para a empresa Torqeedo, um fabricante alemão de sistemas de propulsão híbridos e elétricos para barcos.
Todo o sistema elétrico do i3 é produzido pela própria BMW, na Alemanha. As baterias de íon de lítio têm oito módulos, cada uma contendo 12 células.
A exemplo dos automóveis elétricos, os barcos que utilizam a energia têm funcionamento silencioso e com redução de custos, quando comparados aos similares equipados com motores convencionais.
Além da utilização em veículos terrestres e – a partir de agora – aquáticos, a BMW prevê também o emprego das baterias em residências, caminho já vislumbrado pela norte-americana Tesla.
De acordo com a BMW, após o ciclo de vida no automóvel, as baterias ainda podem ter uma “segunda vida”, desta vez utilizadas para acumular energia gerada por coletores solares, por exemplo, e alimentar residências. (Jornal do Carro)