Inmetro revela consumo de novatos

O Estado de S. Paulo 

 

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou a lista de 2017 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que havia sido divulgada em abril. Com isso, passa a fazer parte da lista a maioria dos modelos lançados a partir do início deste ano.

 

O programa classifica os veículos com notas que vão de “A” (mais eficiente) a “E” (menos). Há duas classificações: uma compara o carro aos demais do segmento, e outra, a todos os modelos que estão na lista.

 

Os com notas “A” e “A” ou “A”e “B” recebem o selo Conpet de eficiência. Na nova edição da lista, ganharam a etiqueta 326 modelos, dos 983 que participam do programa (esse número inclui versões).

 

Desde 2016, a adesão das montadoras ao programa é compulsória – válidas para veículos leves com motores de ciclo Otto. O teste é feito em laboratório pela fabricante e auditado pelo Inmetro.

 

Novatos

 

Há carros lançados neste ano que ainda não aparecem na lista. A maioria é da Renault, como a linha Captur e o Duster com novo motor 1.6 e câmbio CVT. Até o fechamento desta edição, o Inmetro não havia informado a razão da ausência.

 

O Sandero com novo motor 1.0 12V está listado no programa com duplo “A”. Também passam a fazer parte da lista os Peugeot 208 (hatch) e 2008 (utilitário-esportivo) com motor 1.6 e o novo câmbio automático de seis marchas.

 

Esses modelos ainda não foram lançados, diferentemente do C3 1.6 com o mesmo câmbio. O Citroën acaba de chegar às concessionárias, mas não está no programa do Inmetro.

 

Um dos destaques da nova lista é o Fiat Argo, que tem duplo “A” tanto nas opções com motor 1.0 quanto com o 1.3. (O Estado de S. Paulo/Rafaela Borges)