O Dia
A Peugeot está lançando no Brasil um modelo que faz sucesso na Europa. É o novo 3008, que agora tem carroceria de SUV (antes era um monovolume), tendência no mercado nacional. Vendido em versão única Griffe, custa R$ 136 mil e traz debaixo do capô o conhecido e elogiado motor 1.6 THP – aqui, somente a gasolina – de 165 cv e 24,5 kgfm de torque, associado com câmbio automático de seis marchas (com modo esportivo e possibilidade de trocas via borboletas situadas no volante) e tração dianteira – é mais um utilitário urbano, sem tração 4×4.
Importado da França, o novo Peugeot 3008 apresenta desenho mais moderno, linha de cintura alta e perfil claramente robusto. Ele é montado sobre uma nova plataforma, a EMP2 (a mesma presente no C4 Picasso), que lhe confere um peso de 1.567 kg, redução de 100 kg em comparação à geração anterior. As rodas do utilitário são de 19 polegadas e o porta-malas tem capacidade para 520 litros.
No interior da novidade, o painel põe os instrumentos mais elevados, como em 208 e 2008, chamado pela montadora de “i-cockpit”. O 3008 é mais um que dá adeus ao analógico, pois o quadro dos mostradores é uma tela digital de 12,3 polegadas, que se comunica ainda com uma segunda no centro, de oito polegadas, que entrega áudio, navegação e câmera de ré. Esta última oferece conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, além de espelhamento. Por falar em telefones, o carregador aqui é por indução, sem fio, um barato.
Na cabine, ainda observamos acabamento em preto brilhante nas molduras dos vidros e console central. Maçanetas internas são cromadas e ainda nas portas a iluminação é via LEDs azuis.
A lista de equipamentos é pomposa, com itens sofisticados como bancos dianteiros dotados de massageador. Há faróis de LED, direção elétrica, ar-condicionado automático com duas zonas e saída para o assento traseiro, partida por botão, sensores de luz e chuva, banco do motorista com regulagem elétrica, freio de estacionamento elétrico, teto solar panorâmico, rebatimento automático dos retrovisores, porta-luvas e compartimento central refrigerados.
A cesta de segurança também é composta por seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor interno eletrocrômico e sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Pós-venda
A Peugeot anuncia que o novo 3008 ‘consolida a reestruturação da marca no Brasil’. Além do produto, a fabricante francesa quer passar ao mercado que seu serviço de pós-venda entra em um novo patamar. Foi feito todo um plano de investimentos para tornar a prestação mais eficiente. É pagar para ver os resultados.
A segunda e nova geração do utilitário esportivo francês tem três anos de garantia total e pacote de revisões com preços fixos. (O Dia)