Diário do Transporte
A Universidade de Michigan anunciou que será a primeira instituição de ensino a implantar um sistema de transportes por miniônibus sem motorista dentro do campus.
A previsão é que a linha comece a circular no terceiro trimestre deste ano, com dois veículos que têm capacidade para 15 passageiros cada.
Os ônibus de pequeno porte são feitos pela francesa NAVYA e são dotados de sensores para evitar colisões. GPS, Wi-Fi e rádios comunicadores ajudam a detectar os obstáculos e cumprir a rota programada.
A fabricante francesa deve construir uma planta nos Estados Unidos em parceria com a universidade.
O projeto começou em 2015 e foi chamado de MCity, uma espécie de cidade simulada para servir de testes para os veículos autônomos.
Os pequenos ônibus terão velocidade limitada a 45 km /h e cumprirão uma rota pré-determinada de 10 minutos, somente nos horários comerciais. A estimativa é de várias viagens durante o período de operação e não haverá cobrança de tarifa.
Se houver necessidade, a universidade não descarta a possibilidade de aumentar o número de veículos em circulação. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)