Nissan mostra novo X-Trail e planeja trazer o SUV para o Brasil

Zero Hora 

 

Passos curtos, firmes e sem parar, bem ao estilo japonês. É assim que a Nissan pretende, no Brasil, repetir o sucesso que seus veículos têm na Europa. Dona de cerca de 3,7% do mercado nacional, a montadora pretende chegar a 4% até 2019 e, três anos depois, aumentar a fatia para 6%. O Kicks é uma das principais apostas, mas os nipônicos sinalizaram este mês uma nova possibilidade: trazer o X-Trail, utilitário esportivo que vendeu 766 mil unidades no planeta e 2016.

 

“É preciso analisar o mercado. Atualmente, apostar na produção de um veículo com baixo volume de vendas é inviável. Mas olhamos para a América do Sul como um todo, e isso pode pesar” informa o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva.

 

O X-Trail europeu tem três diferentes motorizações: 1.6 turbo diesel de 130 cavalos, 2.0 a gasolina (144 cv) e 2.5 a gasolina (171 cv). A transmissão pode ser manual ou CVT, com opção de tração 4×4. As versões são para cinco e sete lugares. Em boa parte do mercado internacional, a opção mais completa custa cerca de 41 mil euros e traz vários itens de auxílio à direção encontrados em carros premium, como detector de mudança de faixa, câmera de 360° e estacionamento automático.

 

O modelo 2017 passou por reformulações estéticas que o deixaram com aspecto mais musculoso. O tampo traseiro ganhou comandos para ser aberto e fecha com um movimento de pé abaixo do para-choque – ideal para quem está com algo nas mãos. Usando espumas mais firmes (mas com densidade menor), a Nissan aumentou o espaço interno. São 1.996 litros de capacidade no porta-malas com os bancos traseiros rebatidos.

 

Na América do Sul, os primeiros que receber o modelo foram os chilenos. “Temos toda a confiabilidade da produção japonesa, porém somos mais ousados no design. O Kicks é um bom exemplo disso” analisa Marco Silva.

 

Primeiro não japonês a assumir o controle das operações no país, o executivo paulista deixa claro que, a exemplo de outras marcas, a Nissan analisa com atenção a crise político-econômica do país antes de tomar medidas importantes. Ele admite que executivos estrangeiros da empresa têm dificuldade de entender as peculiaridades da atual situação do Brasil.

 

A empresa não divulga a previsão de chegada do X-Trail ao Brasil. Este mês, a Nissan apresentou à imprensa especializada das Américas do Sul e Central o modelo 2017. Em meio à final da Champions League, competição patrocinada pela marca japonesa, os jornalistas conferiram em Cardiff, no País de Gales, o upgrade feito no SUV de porte médio, situado entre o Qashqai e o Murano – esses outros utilitários esportivos devem demorar um pouco mais para chegar ao Brasil.

 

A experiência de atrelar o Kicks aos Jogos Olímpicos do Rio agradou os japoneses, que investiram pesado na Champions. Para associar seu nome à maior competição interclubes de futebol do mundo, a Nissan e marcas como Adidas, Mastercard, Sony e Heineken desembolsam, segundo documentos públicos da Fifa, pelo menos 70 milhões de dólares ao ano. Ainda de acordo com a entidade que comanda o futebol no Velho Continente, a Champions movimenta por temporada mais de 2,3 bilhões de euros – mais do que o Brasil investiu, mesmo com os casos confirmados de superfaturamento, para realizar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

 

Substituta da Ford, a Nissan começou a investir na competição apenas em 2014. Desde então, nem pensa em parar. Para a final deste ano, entre Real Madrid (Espanha) e Juventus (Itália), alugou o navio britânico Magellan, ancorado em Cardiff, e lotou as quase 1,3 mil vagas com convidados – donos de concessionárias líderes de venda, clientes Vip e funcionários premiados em competições internas. Entre eles, dois brasileiros que trabalham na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.

 

“São ações assim que reforçam nossa marca mundialmente. A ideia é manter e até aumentar patrocínios” informou Marco Silva.

 

O retorno para a empresa é  difícil de mensurar. Mas alguns números dão uma ideia. Apenas a final, na qual o Real Madrid aplicou 4 a 1 na Juventus, foi vista em tevês e redes sociais por pelo menos 1,3 bilhão de pessoas. (Zero Hora/Gilberto Leal)