Jornal do Comércio Online
Nesta semana, saiu da linha de produção da MAN Latin America, em Resende (RJ), o último caminhão Volkswagen 18.310 Titan Tractor, modelo que ajudou a montadora a chegar à liderança em vendas no segmento. O veículo encerra a história de 15 anos com mais de 15 mil unidades vendidas, volume expressivo para um segmento de nicho, segundo o fabricante.
Lançado em 2002, o VW 18.310 4×2 inaugurou o nicho de cavalo-mecânico com capacidade de tracionar 28 toneladas de carga líquida e potência de até 350 cavalos no mercado. Com 310 cv em um motor Cummins de seis cilindros e atributos de conforto como ar-condicionado e suspensão pneumática de série, se tornou um dos modelos a integrar a lista dos veículos que se tornaram fenômenos de vendas.
O vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, explica que, até a criação do modelo, não existiam caminhões com esse perfil. “Ou eram menores ou muito maiores. Lançamos a solução intermediária, seguindo nosso slogan e cultura sob medida, que logo foi seguido pela concorrência”, diz.
Entre 2002 e 2005, a MAN Latin America chegou a atingir picos de 56% de participação no mercado no então novo segmento, composto por veículos na configuração 4×2 até 350 cavalos de potência. Para alguns mercados internacionais, o modelo seguia disponível até essa última unidade. Ao longo de sua história, seus principais destinos foram a Nigéria, a Argentina, a Venezuela, o Chile e a Colômbia.
O último Titan com essa configuração vai ficar em exposição na fábrica da montadora, ao lado do primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade de estreia da linha Constellation, de 2006. (Jornal do Comércio Online)