Autos Giros
A caxiense Marcopolo, uma das maiores fabricantes mundiais de ônibus, é uma das cinco marcas mais lembradas no Rio Grande do Sul. Essa colocação é resultado da pesquisa Top of Mind 2017, da Revista Amanhã. A empresa é uma multinacional brasileira com operações em nove países (Argentina, Austrália, África do Sul, Brasil, China, Colômbia, Egito, Índia e México). E, neste ano, volta a figurar entre as mais lembradas. Posto no qual esteve pela última vez em 2012.
Marcopolo alcançou desempenho acima das perspectivas em 2017. Ela fechou o primeiro trimestre com crescimento de 29,5% em sua receita líquida.
O retorno da companhia ao Top of Mind do Rio Grande do Sul, no quinto lugar, ocorre justamente em um momento de transformação e o reposicionamento da marca. Para vencer os desafios dos últimos anos na economia brasileira, a Marcopolo precisou transformar sua maneira de atuação. E começou a ter foco na conquista de novos clientes e negócios no exterior. Também dedicou-se na implementação de programas voltados à inovação, eficiência, produtividade e competitividade.
Neste ano, a Marcopolo alcançou desempenho acima das perspectivas. Ela fechou o primeiro trimestre com crescimento de 29,5% em sua receita líquida (R$ 554,6 milhões, contra R$ 428,3 milhões). O resultado reflete a ampliação das exportações em 107,1% e das receitas de suas operações no exterior, em 46,3%.
No Brasil, o mercado de ônibus começa a apresentar sinais de recuperação. As perspectivas de demanda mostram retomada nas vendas. Isso ocorre especialmente no segmento de rodoviários, o que pode resultar em um ano com desempenho melhor do que em 2016.
Empresa ampliou exportações
A empresa também adotou, desde o ano passado, uma série de ajustes para minimizar os efeitos de mais um ano de instabilidade econômica e política. Foram implementados projetos voltados à prospecção de oportunidades. O destaque foi o Conquest, que teve como foco as exportações. Ele fortaleceu a atuação da Marcopolo na América Latina. E investiu na cobertura de novos mercados e na ampliação do portfólio de clientes no exterior. No ano, foram visitados mais de 65 nações, que resultaram no incremento de 54,6% no volume físico exportado (2.959 unidades contra 1.915, em 2015).
No mercado brasileiro, a Marcopolo lançou o programa Brasil Ponta a Ponta. Ele promoveu inúmeras visitas a clientes em todas as regiões do País. Isso possibilitou o fortalecimento da marca e do relacionamento com os clientes. Já o projeto Negócio a Negócio (Unidade de Negócio Volare), foi focado na redução de estoques.
Os resultados do Top of Mind 2017 foram divulgados em 13 de junho. A inciativa é realizada há 27 anos e aponta as empresas mais lembradas pelos gaúchos. (Autos Giros/Karen Espinosa)