Depois do dieselgate, VW reforça foco nos elétricos

Auto Estrada

 

Depois de enfrentar prejuízos de bilhões de dólares e ter a imagem abalada pelo descoberta da manipulação de testes de emissões e motores a diesel, o Grupo Volkswagen está direcionando o foco para o desenvolvimento de veículos elétricos, com zero emissões.

 

Parte crucial desse plano passa pela colaboração entre as marcas Audi e Porsche, que integram o conglomerado automotivo, para o lançamento até 2025 de diversos modelos eletrificados, especialmente SUVs. A parceria entre as montadoras foi anunciada pelos CEOs Rupert Stadler, da Audi, e Oliver Blume, da Porsche.

 

Os dois salientaram que, além da propulsão elétrica, as duas empresas vão somar esforços para também avançarem nas tecnologias de conectividade e condução autônoma. Os futuros carros serão construídos sobre a plataforma MEB, específica para automóveis elétricos, que será usada em futuros modelos de produção em série, como o sedã Mission E, da Porsche, apresentado como conceito no Salão de Frankfurt de 2015, enquanto é esperado que a Audi coloque no mercado, já em 2018, um utilitário esportivo 100% elétrico, muito parecido com o conceito E-Tron Quattro, também exibido em 2015.

 

Espere dos elétricos das marcas números como autonomia na casa dos 500 km, opção de recarga rápida e alto desempenho. O protótipo do Mission E, segundo a Porsche, é capaz de sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos. Como Porsche e Audi pertencem ao mesmo grupo automotivo, esse não é o único exemplo de cooperação entre as marcas. O Porsche Macan, por exemplo, tem a mesma plataforma e diversos componentes compartilhados com o Audi Q5. (Auto Estrada/Alessandro Reis)