O Estado de S. Paulo
Após conquistar a quarta posição em vendas no ano passado, e mantê-la nos primeiros meses de 2017, a Hyundai caiu. A Ford, por sua vez, passou tanto a marca sul-coreana quanto a Toyota, de quem também estava atrás.
Com isso, reconquistou a quarta colocação que manteve por mais de década. O retorno da Ford ao quarto lugar marca a volta do domínio das chamadas “quatro grandes”, as montadoras de carros mais antigas do País.
Além da Ford, o grupo tem a Chevrolet, líder de vendas em maio, a Fiat, segunda colocada, e a Volkswagen, terceira.
O bom resultado da Ford foi impulsionado pelas vendas do Ka. Pela primeira vez em sua história, o carro foi o segundo mais emplacado do Brasil.
Para conseguir esse feito, ele ultrapassou justamente um modelo da Hyundai, o HB20. O carro era vice-líder desde 2015.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Chevrolet registrou vendas de 33.643 automóveis e comerciais leves em maio.
Os emplacamentos de modelos Fiat totalizaram 25.925 exemplares, pequena vantagem ante os de carros da Volkswagen (24.389).
A Ford registrou vendas de 18.725 modelos. A Hyundai foi a quinta colocada e a Toyota, a sexta.
Acumulado de 2017
Também na soma das vendas de janeiro a maio, a Ford voltou para a quarta colocação.
As posições no acumulado do ano, aliás, são as mesmas registradas no mês de maio. Também de acordo com a Fenabrave, a Chevrolet vendeu 142.208 automóveis e comerciais leves.
Da Fiat, foram emplacados 107.010 modelos, ante os 102.009 da Volkswagen.
A Ford vendeu 75.651 modelos de janeiro a maio. Com isso, está apenas 311 unidades à frente da Hyundai. (O Estado de S. Paulo)