Venda de veículos novos até maio sobe pela primeira vez desde 2013

O Estado de S. Paulo

 

A venda de veículos novos no Brasil subiu 16,77% em maio deste ano ante maio do ano passado, para 195,5 mil unidades, informou a Fenabrave, associação que representa as concessionárias. Em relação a abril, o crescimento foi mais acentuado, de 24,63%, em razão do maior número de dias úteis em maio, quatro a mais.

 

Com os resultados, o mercado acumula, de janeiro a maio, expansão de 1,57%, para 824,4 mil unidades, em soma que considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. É a primeira vez desde 2013 que a venda de veículos novos apresenta crescimento no acumulado dos cinco primeiros meses do ano. O setor passou a enfrentar quedas antes mesmo do início da crise econômica, em função de uma diminuição da oferta de crédito para veículos.

 

Na média diária, as vendas em maio também cresceram em relação a maio do ano passado. O quinto mês de 2017 vendeu 8,8 mil veículos por dia, enquanto o mês equivalente em 2016 registrou ritmo diário de 7,9 mil unidades. Também houve aumento, embora mais tímido, em relação a abril deste ano, quando a média foi de 8,7 mil unidades por dia.

 

Os resultados positivos, no entanto, tiveram pouca contribuição do consumidor pessoa física, conhecido no setor como “varejo”. A exemplo do que ocorreu em março, a maior parte do crescimento foi causada por vendas mais expressivas para clientes pessoa jurídica, como locadoras de veículos, produtores rurais e frotistas em geral.

 

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Os clientes pessoa jurídica foram responsáveis por 42,15% das vendas de veículos em maio. Historicamente, essa participação é de 30%. Em maio do ano passado, havia sido de 34%. Fontes do setor têm dito que o aumento das vendas para empresários é reflexo de preços mais baixos oferecidos pelas montadoras, em uma tentativa de eliminar estoque.

 

Para o presidente da Fenabrave, Assumpção Júnior, os números de maio confirmam uma tendência de recuperação. Ele citou o crescimento do PIB no primeiro trimestre como um sinal disso, destacando o desempenho mais forte do agronegócio. “Esses indicadores positivos refletem diretamente em nosso setor, pois ampliam a confiança do consumidor e de empresários em investir nos produtos que comercializamos”, disse.

 

Segmentos

 

Nos segmentos de automóveis e comerciais leves, juntos, os emplacamentos somaram 190,1 mil unidades em maio, expansão de 17,26% ante maio de 2016. Sobre as vendas de abril, o crescimento é de 24,79%. E no acumulado do ano, o mercado tem alta de 2,24%, para 802.270 unidades.

 

Entre os caminhões, a venda atingiu 4.119 unidades em maio, avanço de 1,48% em relação ao maio de 2016 e alta de 18,06% ante abril. Já no acumulado do ano, o segmento tem queda de 18,63%. No caso dos ônibus, foram 1.318 unidades vendidas em maio, crescimento de 2,97% em comparação com igual mês de 2016 e avanço de 24,11% em relação a abril. No entanto, de janeiro a maio, ainda há recuo, de 15,04%. (O Estado de S. Paulo/André Ítalo Rocha)